CARLOS RENATO
PASSOS – 1.104 pessoas devem atuar como mesários voluntários nas eleições municipais de 6 de outubro na 209ª Zona Eleitoral em Passos. No total,1.350 vão trabalhar nas eleições no município.
Os editais de designação de locais de votação, de nomeação de mesários e de apoio logístico foram publicados nesta terça-feira, 6, no Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG).
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Passos, Alexandre Araújo, a publicação de convocação designa os mesários a comporem as mesas receptoras no dia e lugar estabelecido, às 7h.
Alexandre destaca que o cartório no município trabalha com 100% de mesários voluntários. “Temos ainda uma lista de espera, de pessoas que querem trabalhar, mas ainda não conseguiram. Ninguém em Passos está sendo convocado contra a vontade. Exercem esse trabalho porque assim o querem”, disse.
De acordo com Araújo, o trabalho dos mesários está cada vez mais atrativo por conta dos benefícios concedidos. “Consta em editais de concurso público como benefício e para critério de desempate e para isenção de taxa de inscrição. Pode colocar no currículo como um trabalho realizado, que é muito valorizado pelas empresas. Dá direito a dois dias de folga para cada convocação. Tem o benefício alimentação no valor de R$ 60”, ressaltou.
“É um trabalho que dignifica, é um trabalho honorífico. Não é um trabalho banal. O mesário é um servidor público para todos os efeitos e exerce função como agente de estado, muito importante para o exercício da cidadania e da democracia. É o mesário que faz as eleições. É o mesário que garante o processo democrático. Serão 1,5 milhão de mesários em todo o país”, afirmou.
“Para ser mesário não deve ser menor de idade, precisa estar no pleno gozo dos direitos eleitorais, não pode fazer parte de comissão de partidos políticos, precisa ter uma posição neutra, de reputação ilibada e gostar de trabalhar para a sociedade”, disse o chefe do Cartório Eleitoral de Passos, sobre os requisitos para ser selecionado como mesário.
Alexandre destaca ainda que 237 pessoas vão exercer funções especiais de suporte técnico e logístico em Passos, que inclui cargo de coordenador de acessibilidade, auxiliar de serviços eleitorais, administrador dos locais de votação e auxiliar de transporte.
“Temos 35 coordenadores de acessibilidade, que são aqueles que ficam na porta de cada local de votação e esperando os eleitores com necessidades especiais para auxiliá-los. Temos as pessoas que irão trabalhar na apuração da eleição. Temos uma comissão de transportes, que vai realizar o armazenamento e distribuição das urnas, transporte dos eleitores rurais, transporte de eleitores dentro da cidade e que necessitem de alguma acessibilidade especial”, disse.
“Serão 1.350 pessoas que estarão empregadas nessas eleições, além dos oito membros da Junta Eleitoral e forças de segurança, que envolve o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, funcionários da UPA”, destacou Alexandre.
De acordo com o edital de convocação, os motivos justos para recusa da nomeação como mesários e de suporte técnico e logístico somente poderão ser alegados até cinco dias contados da nomeação.
Segundo o documento, o nomeado que não comparecer ao local, em dia e hora determinados para a realização do pleito, sem justa causa, incorrerá nas sanções previstas na legislação eleitoral.
Voluntários têm até o fim deste mês para pedir transferência temporária de seção
Os mesários, pessoas convocadas como apoio logístico e quem trabalha em estabelecimentos penais e unidades de internação onde haverá seções eleitorais têm prazo para solicitação de transferência temporária até 30 de agosto.
Segundo o TRE/MG, a pessoa transferida temporariamente estará desabilitada para votar em sua seção de origem e habilitada na seção do local indicado no momento da solicitação. Se não comparecer à seção na qual foi habilitada, só poderá justificar a ausência às urnas se estiver fora de seu domicílio eleitoral.
A consulta ao novo local de votação poderá ser feita a partir de 3 de setembro, nos seguintes canais: site do TRE/MG; e-Título; Disque-Eleitor: telefones 148 ou (31) 2116-3600.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Passos, Alexandre Araújo, os mesários já convocados em Passos podem requerer a transferência temporária pela internet, sem precisar comparecer no cartório.
“Basta acessar o link de autoatendimento eleitoral que foi disponível, validar a identidade pelo e-Título, fazer o pedido e acompanhar o processamento”, afirmou.
Treinamento
Segundo informou o chefe do cartório, os presidentes das mesas receptoras farão um treinamento exclusivamente presencial, no dia 15 de setembro, às 9h, na Câmara dos Vereadores.
Já os 1º e 2º mesários, além dos secretários farão o treinamento pelo app “Mesário”, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“O app foi totalmente reformulado e traz o curso organizado em módulos, de forma simples e intuitiva, com imagens ilustrativas e cartilhas”, disse Alexandre.