Ícone do site Folhadamanha

Justiça Eleitoral acata pedido do Diretório do PT em Paraíso para desfiliação de Mumic

FOTO: REPRODUÇÃO

S. S. PARAÍSO – A juíza eleitoral de São Sebastião do Paraíso, Elizandra Alice dos Santos Camilo, deferiu pedido do Partido dos Trabalhadores (PT) de desfiliação de Alípio Mumic Filho por infidelidade partidária.

Com isso a chapa encabeçada pelo candidato a prefeito Alex Rossetti (PV) para a disputa da Prefeitura deixa de existir. Alex terá agora que escolher outro  candidato a vice-prefeito, mas também se cogita a desistência da disputa conforme informações de bastidores.

A decisão da juíza vem de encontro com a definição do Ministério Público Eleitoral, que, na semana passada, já havia se manifestado pelo indeferimento da candidatura de Mumic Filho.

O promotor eleitoral Emílio Carlos Walter já havia se posicionado pela impugnação de Alipinho, tendo como fundamento o pedido de registro de candidatura solicitado pela Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT/PCdoB/PV), que requereu o registro da candidatura de Alex Rossetti, para o cargo de Prefeito, e Alípio Mumic Filho, para o cargo de Vice-prefeito.

“Conforme consta nos autos, PT e PV se encontravam em disputa interna para escolha do candidato a Prefeito pela Federação Brasil da Esperança. Ausente consenso no âmbito municipal, a decisão foi direcionada à Comissão Provisória em nível estadual. Mais uma vez ausente o consenso, a decisão coube à Assembleia Geral, órgão deliberativo máximo da Federação, que decidiu pela indicação do nome de Alex Rosseti”, manifesta.

O promotor arguiu ainda que diante da deliberação do Diretório Municipal do PT, a Comissão Provisória Estadual da Federação, por unanimidade, decidiu “anular parcialmente a convenção conjuntada da federação realizada no dia 30 de julho de 2024, invalidando a decisão de indicação do filiado ao PT, Alípio Mumic Filho, ao cargo de vice-prefeito”.

Agora, a decisão da juíza refere-se a desfiliação de Alípio pelo PT. A direção do partido requereu a desfiliação dele no sistema FILIA da Justiça Eleitoral. O argumento é o cometimento de infidelidade partidária, aprovado em reunião por 3/4 do diretório municipal. O pedido foi aceito pela Justiça Eleitoral, ficando o candidato sem condições de concorrer ao pleito em 6 de outubro de 2024.

Com isso, Rossetti terá de escolher outro nome para compor a chapa no cargo de vice-prefeito. O PT já manifestou não participará da disputa majoritária tendo indicado apenas os nomes dos que vão concorrer à Câmara dos Vereadores. PV, PT e PCdoB, fazem parte da Federação Brasil da Esperança.

No pleito local a chapa inicial havia criado a coligação Experiência com Inovação. Para manter-se candidato a prefeito será preciso realizar nova convenção escolher o candidato a vice e registrá-lo na Justiça Eleitoral.

Na semana passada Alex Rossetti participou de debate promovido pela Acissp (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Sebastião do Paraíso). Desde a sexta-feira quando foi iniciado o Horário Eleitoral Gratuito, o candidato do PV não havia apresentado até na segunda-feira nenhum programa na televisão. Nos bastidores, já se cogita até mesmo entre pessoas mais próximas de que sem a companhia de Alípio Mumic, Rossetti poderá deixar a disputa à Prefeitura de Paraíso.

Sair da versão mobile