Destaques Política

Juízes reivindicam elevação de Passos à Entrância Especial

21 de outubro de 2024

MAGISTRADOS DA COMARCA DE PASSOS PARTICIPARAM DE REUNIÃO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS, EM BELO HORIZONTE, NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA, 18 / Foto: Reprodução

PASSOS – O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recebeu, nesta sexta-feira, 18, uma comitiva de juízes de Passos, que reivindica a elevação da comarca à Entrância Especial.

Segundo informações do TJMG, o presidente da corte mineira, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, conduziu o encontro, que teve a presença também do corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; do superintendente administrativo adjunto, desembargador Vicente de Oliveira Silva; do juiz auxiliar da Presidência Thiago Colnago Cabral e do secretário-geral da Presidência, Guilherme Augusto Mendes do Valle.

Ainda de acordo com o TJMG, os magistrados de Passos trouxeram demandas como a da elevação da comarca à Entrância Especial. O presidente Corrêa Junior disse que “a Comarca de Passos tem uma relevância muito grande na Justiça do Estado de Minas Gerais”. “É a cidade-polo do Sudoeste de Minas. Ouvimos as reivindicações dos magistrados e magistradas, vamos analisar tecnicamente os pedidos e, em breve, teremos uma solução para essa pretensão”, afirmou.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho, ressaltou que a “Corregedoria está sensível à realidade local, e pretende fazer um estudo técnico e dar anuência ou não a respeito da pretensão, que até então me parece legitima”.

A juíza da 1ª Vara Cível da Comarca de Passos, Isadora de Castro Silva, falou sobre o principal pedido feito ao presidente do TJMG. “Almejamos favorecer os jurisdicionados com a incorporação dos municípios de Fortaleza de Minas e São José da Barra e, a partir daí, alçar a Comarca à Entrância Especial. É um projeto, portanto, de interesse público”, disse.

Para a juíza da 3ª vara cível de Passos, Patrícia Maria Oliveira Leite, a reunião foi produtiva. “Ganharíamos mais servidores, mais juízes, assim, a prestação jurisdicional cumpriria com a sua missão que é a celeridade e eficácia”, afirmou sobre a reivindicação.

Da Comarca de Passos, participaram também a juíza da 2ª Vara Cível, Aline Martins Stoianov Bortoncello; o juiz da 1ª Vara Criminal, de Precatórias Criminais e de Execução Penal, Ademir Bernardes de Araújo Filho; o juiz da 2ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude, Mateus Queiroz de Oliveira; e o juiz da Unidade Jurisdicional do Juizado Especial, Luiz Carlos Cardoso Negrão.