23 de setembro de 2023
Paraíso foi representado pelos estudantes Lucyan Bertoluchi (da E.E. Clóvis Salgado) e Maria Clara Paulino (Colégio Objetivo NHN)./ Foto: Divulgação.
S. S. PARAÍSO – O município de São Sebastião do Paraíso esteve representado pelos estudantes Lucyan Bertoluchi (da E.E. Clóvis Salgado) e Maria Clara Paulino (Colégio Objetivo NHN), na Etapa Estadual do Parlamento Jovem de Minas 2023, que foi realizado entre os dias 20 e 22 de setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Almg), em Belo Horizonte.
Segundo a Câmara de São Sebastião do Paraíso, os estudantes do ensino médio de 132 municípios de toda Minas Gerais estiveram no evento para discutirem e votarem nas melhores propostas sobre o tema “Jovem e Mercado de Trabalho”. Eles também escolheram o tema para a edição do ano que vem: “Melhorias no Ensino Escolar”.
Para o aluno Lucyan, a visão sobre política mudou bastante após ingressar no PJ, principalmente em como enxergar e agir em relação aos acontecimentos na sua cidade e região.
Segundo ele, em Belo Horizonte, as dinâmicas interativas em formato de teatro marcaram bastante porque trouxeram à tona situações que acontecem na sociedade e precisam ser melhor discutidas. “A experiência está sendo bem legal, estou aprendendo bastante coisa e aperfeiçoando os conhecimentos que já trouxe das outras etapas do PJ municipal, microrregional e regional”, disse.
Maria Clara afirmou que, antes do Parlamento Jovem, ela “acreditava que política era só corrupção, tinha uma visão muito elitizada da política”. Mas, agora, pensa que “os jovens podem ter acesso à política, reconhecer seu papel de cidadãos e dar voz àqueles que não têm essa oportunidade”.
Para ela, os Grupos de Trabalho (GT’s) são interessantes porque é o momento em que os jovens discutem as propostas e decidem quais devem ser priorizadas para a Plenária Estadual. “Nós temos muitas ideias boas e é interessante saber que tem pessoas no poder dispostas a ouvir a voz do jovem”.
O debate de ideias e a capacidade de argumentação são pontos fortes do projeto realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Almg), em parcerias com as casas legislativas municipais.
De acordo com a câmara, nesse sentido, ambos os jovens relataram que o PJ os ajudou a ter mais autoconfiança para expressar suas opiniões em frente a um público.
Conforme a programação da Etapa Estadual, na última quarta-feira, 20, os jovens participaram de atividades de acolhida e entrosamento na sede da assembleia, bem como receberam informações sobre os GT’s e a Plenária Final. Na quinta-feira, 21, ocorreram os GTs – quando os jovens podem modificar as propostas e selecionar as melhores para votação na Plenária Final -, além da escolhe do tema do PJ Minas 2024, o Estudo Dirigido – leitura e retirada de dúvidas sobre as propostas priorizadas -, e momento cultural de apresentação dos jovens.
Já o último dia do encontro foi dedicado à Plenária Final, quando os jovens apresentam suas ideias sobre cada proposta, culminando na votação daquelas que comporão o Documento Final do PJ Minas 2023. Esse documento é entregue, no final do evento, à Comissão de Participação Popular da assembleia. As ideias podem se tornar projetos de lei ou indicações ao Poder Executivo.