Luciene Garcia
PASSOS – 30 jovens do Centro Socioeducativo de Passos aprenderam nesta quinta-feira, 2, técnicas de primeiros socorros e situações de emergência. O curso foi ministrado pelo estudante Rafael Fonseca Silvestre, do 9º semestre do curso de medicina.
Segundo o acadêmico, é importante tratar e discutir esses assuntos aos adolescentes. “A importância de conversar e discutir sobre primeiros socorros é uma forma de aprendizado, que se dá pela necessidade de sabermos agir nessas situações e diminuir os danos até a chegada de um serviço de urgência, como o Samu. Passar esse conhecimento para eles é uma forma de garantir que em uma necessidade de socorro, eles saibam como agir e até mesmo salvar a vida de alguém”, afirmou.
Durante o período da manhã, os jovens aprenderam ações iniciais e temporárias que podem ser realizadas em casos de emergência ou lesão antes da chegada de assistência médica profissional. Elas incluem medidas para preservar a vida, controle de lesões para evitar complicações adicionais. Algumas das técnicas mais comuns incluem ressuscitação cardiopulmonar (RCP), controle de sangramentos, imobilização de fraturas e tratamento de queimaduras.
Centro
Sob responsabilidade do Estado, com gestão da Avante Social, o Centro Socioeducativo de Passos foi a primeira unidade para internação de adolescentes em conflito com a lei do Sul e Sudoeste de Minas.
Desde sua inauguração em 2018, dezenas de adolescentes cumprem medidas socioeducativas na unidade, sendo uma oportunidade ímpar na vida destes, que através dos estudos e atendimentos multidisciplinares, enxergam uma possibilidade de reconstruir suas vidas para além da infracionalidade.
Além do ensino regular, todos participam de oficinas de orientação profissional, esporte, cultura e recebem acompanhamento pedagógico. Parcerias são bem-vindas para mostrar aos jovens e adolescentes uma nova sociedade, aberta, acolhedora e cheia de oportunidades construtivas.