Maíra Piassi (mairapiassi@hotmail.com)
“Foram quase 9 meses de preparação: estudamos os trajetos, as cidades e vilarejos por onde passamos, as pousadas e hostels que nos hospedamos, afinal tudo tinha que ser muito bem programado porque nosso tempo e dias eram contados.
Saímos de Lisboa dia 10 de setembro, passamos por Alhandra, Azambuja, Santarém, Monsanto, Fátima – aqui vale um parêntese: para chegar lá foi bem complicado porque subimos uma montanha muito grande, estávamos bem acabados, muuuuuito cansados e ao entrar no Santuário a emoção foi tão grande, que chega a restaurar.
De lá seguimos para Ansião, Rabaçal, Cernache, Coimbra, Anadia, Mealhada, Agueda, Albergaria, Oliveira dos Azemeis, Grijó, porto, Vilarinho, rates, Barcelos, Portela, Ponte de Lima, Rubiânes, Valença, Tui, Porriño, Redondela, Briallos, Caldas dos Reis e Padron, chegando em Santiago de Compostela dia 19.
Pedalamos, em média, 60 a 70km por dia, encarando Sol e calor, frio e chuva. É incrível como cada tropeço, cada subida difícil, cada pedra no caminho fica guardada na mente, assim como a chegada em todos os destinos, o sorriso ao cruzar com as pessoas no caminho nos alimenta junto a fé que nos faz pedalar. É um caminho de muita paz, luz, resiliência, afinal, o acumulado é o que vai complicando, porque a cada dia o cansaço bate mais forte e quando a gente pensa que não vai mais dar conta, a gente dá!”
Paisagem, uvas, pêssegos, maçãs e mirtilos em exuberância para quem pelo ‘camiño’ estiver – assim descreve Cristiane que até brinca: “não tem como passar fome, tem muita fruta pelos caminhos”, mas em compensação, pedra sobre pedra, muita subida, 800 metros empurrando a bicicleta, mas tudo isso não valeria a pena se não fosse assim, concorda? Por isso o nome Caminho da Fé!
E falando em fé, desde o primeiro dia desta aventura, o que não saía da cabeça dos personagens desta história era se conseguiriam passar pela ‘prova’: chegar em Santiago de Compostela subindo a La Bruja – a montanha impedalável, estreita, cheia de pedras onde teriam que carregar a bicicleta + os alforges e “conseguimos, subimos na chuva, numa temperatura de 9º.” Foi a prova de fogo!
Segundo Natael, para fazer um caminho desse, é preciso ter muita resiliência, paciência e fé, pois o caminho te mostra muitas coisas boas, porém outras que não estão dentro do contexto e esta é uma viagem que vai além dos caminhos tortuosos das cidadelas de Portugal e Espanha.
“Nos marcou por representar uma viagem interior, tanto de autoconhecimento, quanto de crescimento espiritual, além de reforçar a importância do trabalho em grupo, da tolerância e solidariedade!”
“Chegamos e a sensação foi mágica, é indescritível a emoção de cumprir o propósito. Valeu, e muito, a pena! Já queremos voltar!”
EM LISBOA
COMPOSTELA
CANTINHO DOS BAIXINHOS
Há 4 anos Cecília chegou transformando a vida de Tassiane Alvarenga – a mamãe coruja que não mede esforços para ver o sorriso no rosto da princesa que este ano teve a Barbie como tema da sua festa de aniversário, celebrada no Casa Buffet.
Mônica e sua turma fizeram a alegria da Betina e seus amiguinhos, na festa armada por Felipe Lima Lemos e Nyandra, para celebrar seus 2 aninhos.
Anote aí:
18 de novembro foi a data escolhida pelo CAPP para a realização do Baile Beneficente em comemoração aos seus 54 Anos. Pra quem não sabe, o Centro de Aprendizagem Pró- Menor de Passos presta relevantes serviços à comunidade passense atendendo aproximadamente 150 crianças, sendo seu atual foco expandir este número para 200: “Damos suporte nas atividades lúdicas e esportivas, reforço escolar, alimentação e transporte, tudo isto gratuito,” reforça a presidente Claudia Maria Gomes Silveira que acrescenta, “acolhemos crianças e adolescentes de 06 a 12 anos de vulnerabilidade social.”
A finalidade do evento é arrecadar recursos e nessa você poderá unir o útil ao agradável numa noite que pro-me-te: com início às 21h, o Túnel do Tempo fará uma viagem Flashback aos anos 70, 80 e 90 sob o comando da Banda Skala Show e DJ Lore, no salão social do CPN contando com as delícias do Buffet La Fetê. Mais informações e reservas de mesas no CAPP ou pelos telefones 99924-9806 e 3521-3979.