Ícone do site Folhadamanha

Itaú e Passos registram aumento em casos de covid

Foto: Reprodução.

Débora Meira

ITAÚ DE MINAS – Entre os dias 21 e 28 de agosto, a Prefeitura de Itaú de Minas registrou três novos casos de covid-19 e dois suspeitos. Na mesma semana, foi realizada uma reunião com a Secretaria de Saúde para abordar o assunto. Também foi agendada um encontro com o Comitê de Enfrentamento e Prevenção à Covid para decidir medidas para lidar com os pacientes.

Segundo a secretária de Saúde da Prefeitura de Itaú de Minas, Emilaine Pereira, é importante que as pessoas continuem seguindo os cuidados em relação à covid. “É o básico, como lavagens das mãos, uso de álcool em gel, quem tiver com sintomas gripais use a máscara e, se necessário, procure atendimento médico para que seja realizado o teste, seguindo a orientação de isolamento”, informa.

“Para que os casos não aumentem, nós iremos usar meios de comunicação e agentes de saúde para informar a população, manter orientações de higiene das mãos, divulgar boletins informativos, recomendar o uso de máscara para pessoas com sintomas gripais. Os pacientes que testaram positivo cumpriram isolamento conforme protocolo”, disse.

A secretária afirma que os testes estão sendo realizados no Programa Saúde da Família (PSF) de cada bairro e, se necessário, no pronto socorro.

“Os testes são realizados no 5º dia de sintomas. Pacientes com sintomas gripais devem fazer uso de máscara e procurar atendimento médico nos PSFs ou pronto socorro e cumprir isolamento conforme orientação médica. Os casos recentes foram pessoas vacinadas, com sinais leves da doença”, disse Emilaine.

Conforme a secretária, durante a pandemia, a cidade registrou cerca de 5.956 casos confirmados da doença.

Passos

De acordo com a coordenadora de Epidemiologia de Passos, Paula Fabiana, nos últimos 15 dias foi registrado um aumento de casos de síndrome gripal positivos para covid-19 e a população deve ficar atenta à vacinação.

“É de extrema importância que a população mantenha seu cartão de vacinas atualizado com o imunizante do corona, principalmente os indivíduos idosos, portadores de comorbidades e os imunossuprimidos. A vacina protege das formas graves evitando complicações e o óbito pela doença”, disse.

“A Vigilância Epidemiológica acompanha os casos notificados de covid-19 diariamente, inclusive se houve a ocorrência de casos hospitalizados para que caso haja necessidade as medidas e orientações sanitárias sejam tomadas”, afirma.

A coordenadora também explica que o período de isolamento para uma pessoa que testou positivo e esteja com sintomas gripais é de sete dias, podendo variar com a avaliação médica.

Funed detecta alta na taxa de detecção do Sars-CoV-2

BELO HORIZONTE – A Fundação Ezequiel Dias (Funed) observou, nas últimas semanas, um aumento na taxa de detecção do vírus Sars-CoV-2, responsável pela covid-19.

Na prática, isso demonstra uma maior circulação do vírus entre a população, principalmente em Belo Horizonte e municípios vizinhos, tendo em vista que 40% das amostras analisadas foram provenientes dessa região.

Segundo dados da Funed, no ano de 2023, até o dia 25 de agosto, foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen-MG) 14.578 amostras de pacientes com síndromes gripais. São realizadas pesquisas do painel de vírus respiratórios, que agrupa de sete a 16 vírus respiratórios de importância em saúde pública, entre eles, o Sars-CoV-2.

O responsável pela Vigilância Laboratorial de Vírus Respiratórios da Funed, André Leal, comenta que, por mês, são recebidas aproximadamente duas mil amostras. “Nos últimos três meses (maio, junho e julho), observamos estabilização de resultados detectáveis para Sars-CoV-2, com positividade de cerca de 4% das amostras recebidas. Entretanto, ao longo do mês de agosto, percebemos o percentual de resultados detectáveis aumentar e fechamos o ciclo mensal em aproximadamente 9% de amostras detectáveis. Isso significa que mais que dobramos os resultados detectáveis em menos de um mês”, conclui.

André ressalta, contudo, que ainda não é o momento de se falar em nova onda, mas a vigilância laboratorial se mantém atenta a qualquer alteração de dados. “Estamos sensíveis e aptos para responder caso aconteça um aumento em até 300% no número de amostras recebidas”, afirma a referência técnica. Como comparativo, em agosto de 2022, a taxa de detecção de Sars-CoV-2 foi de 12,54%.

A equipe do Serviço de Virologia e Riquetsioses (SVR) da Funed iniciou, no dia 4 de setembro, o sequenciamento de amostras de Sars-CoV-2 para identificar as variantes predominantes e a expectativa é que no início da próxima semana a vigilância genômica demonstre o perfil genético atual do vírus.

Medidas de proteção

A principal medida de prevenção contra a covid-19 é a vacinação. Atualmente, a vacina contra a covid-19 é disponibilizada para toda a população acima de seis meses de idade e recomenda-se que a população mantenha o calendário vacinal atualizado, inclusive com as doses de reforço, preferencialmente com a vacina bivalente quando recomendado.

De acordo com orientações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o uso de máscara é recomendado para quem apresenta sintomas gripais e para pessoas em grupos com maior propensão a ter um quadro mais severo de covid, como idosos, imunossuprimidos e pessoas em tratamento de câncer.

Sair da versão mobile