12 de junho de 2023
Foto: Reprodução.
ITAÚ DE MINAS – A Prefeitura de Itaú de Minas disponibilizou cerca de R$ 1,3 milhões para o pagamento antecipado da 1ª parcela do 13º salário aos servidores municipais.
De acordo com o vice-prefeito Matheus Vilela, na última quarta-feira, 7, foram realizados 706 pagamentos do total de aproximadamente 740 funcionários públicos.
De acordo com Vieira, 34 servidores não foram contemplados pelo abono. Entre esses profissionais estão os funcionários que estão afastados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e servidores contratados recentemente, que receberão o valor proporcional ao tempo de trabalho.
Segundo ele, o prefeito, vice-prefeito e vereadores também não serão contemplados pelo abono, pois a Constituição não dá aval para que os responsáveis pelo legislativo recebam abono salarial.
“O adiantamento da parcela, que tem prazo legal para ser quitada até 15 de novembro, foi adiantada para beneficiar os servidores. E a 2ª parcela será paga impreterivelmente dentro do prazo”, informou Vieira, que deve pagar a 2ª parcela do abono salarial no mês de dezembro.
O adiantamento do abono foi estruturado pelo setor de planejamento a fim de beneficiar os funcionários. “Fazemos o máximo para a valorização dos funcionários. Planejamos, otimizamos o processo e conseguimos antecipar o prazo de pagamento da metade do décimo terceiro”, ressaltou o vice-prefeito.
O Diário Oficial da União anunciou, nesta segunda-feira, 12, que na próxima semana o INSS deve convocar 1 mil profissionais para ocupar o cargo de técnico de seguro social. Os novos funcionários serão selecionados com base na colocação do último concurso público, afirmou o Instituto.
Nas redes sociais, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou a medida e destacou, “estamos avançando e, com este novo reforço, vamos trabalhar para reestabelecer a dignidade dos brasileiros que procuram a previdência social”.
Somente na região Sudeste, 462 aprovados no concurso público serão notificados para tomada de posse. O salário inicial de todos os profissionais será R$ 5.905,79, com jornada de 40 horas semanais estabelecida.