Ícone do site Folhadamanha

Itaú de Minas recebe Selo Ouro por compromisso com a alfabetização

Município foi representado pela secretária de Educação, Maria Flávia Garcia Rodrigues de Oliveira, e pelas assessoras pedagógicas Érika e Wanderla, durante a cerimônia de entrega da premiação em Brasília / Foto: Divulgação

Carlos Renato

ITAÚ DE MINAS– A Prefeitura de Itaú de Minas recebeu, do Ministério da Educação (MEC), o Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização, em evento realizado em Brasília na última segunda-feira, 10. O município foi representado pela secretária de Educação, Maria Flávia Garcia Rodrigues de Oliveira, e pelas assessoras pedagógicas Érika Lima e Wanderla Correa.

Segundo a prefeitura, o município foi classificado com a nota máxima por promover a alfabetização de estudantes na idade correta e conquistou o Selo Ouro por cumprir as metas de alfabetização e por reduzir as desigualdades educacionais, conforme estabelecido no Plano Nacional de Educação e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

“Esse reconhecimento é reflexo da mobilização conjunta entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), os municípios e os profissionais da educação, que têm se empenhado em promover uma educação de qualidade”, afirma o vice-prefeito, Matheus Vilela.

Conforme a secretária de Educação, a premiação é fruto de políticas públicas que alavancam a melhoria do ensino em Itaú e facilitam a alfabetização dos estudantes da rede de ensino municipal.

“Foram implementadas diversas iniciativas para fortalecer o processo de alfabetização. Entre as principais ações destacam-se a implementação das ações de formação de professores e gestores, a análise de resultados de avaliações seguidos de intervenções propostas pelas plataformas de avaliações, o incentivo à leitura por meio de implantação de Cantinhos de Leitura, entre outras”, afirma Maria Flávia.

Selo

O Selo Nacional de Compromisso com a Educação reconhece estados e municípios que se destacam pela alfabetização de crianças na idade certa. Implementado em setembro de 2024, a iniciativa faz parte do CNCA, que está em vigor desde 2023.

Segundo o ministério, o selo é dividido em três categorias: Ouro, Prata e Bronze, e tem como objetivo destacar as secretarias de educação estaduais, municipais e do Distrito Federal com boas práticas no âmbito da política, programas, estratégias e práticas de gestão pública comprometida com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE).

Resultado

A lista dos contemplados está disponível na página do compromisso e no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec). Ao todo, 2.592 municípios receberam o Selo Ouro, 1.062 receberam o Prata e 533 municípios ficaram com o Selo de Bronze. O resultado do relatório foi divulgado no mês de dezembro pelo MEC.

No ano passado, na primeira edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, o MEC informou que a seleção contou com a participação dos 26 estados e do Distrito Federal e de 4.578 cidades, o que corresponde a cerca de 82% dos 5.570 municípios brasileiros.

Na região, além de Itaú de Minas, receberam o selo Ouro os municípios de Alpinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas e São Sebastião do Paraíso.

Sair da versão mobile