Carlos Renato
ITAMOGI – A Secretaria de Cultura e Turismo de Itamogi realiza neste sábado a 1ª edição do “Dia do Artesão”. O evento é terá exposição e venda de peças artesanais produzidos no município e acontece das 7h30 às 12h, na Praça da Matriz.
De acordo com a secretaria, cerca de 25 expositores devem participar do evento com barracas montadas na Feira de Agricultura Familiar, incluindo gastronomia e artesanato.
“A previsão é oferecer aos visitantes materiais de crochê, tricô, pintura em tecido, pintura em tela, decoupage, escultura em madeira, amigurumi, bordado em fitas, ponto cruz e flores artificiais, além de produtos caseiros como bolos, pães, bolachas de nata, pães de queijo, biscoito, farofas, salgados e espetinhos”, informa.
Para Marlene Lemos, coordenadora da Biblioteca Pública Municipal e uma das organizadoras do evento, o “Dia do Artesão” foi pensado para ajudar e apoiar os artistas e artesãos da cidade.
“O evento terá apresentações de dança, aulas de jiu jitsu e de capoeira, recreação para as crianças, palestra sobre práticas saudáveis e shows com cantores locais, de duplas sertanejas, da banda da Casa da Cultura e participação especial da Orquestra de Violeiros de Cássia”, afirma.
“São classes de trabalhadores que merecem atenção. Anualmente giram uma quantia significativa de renda e dinheiro na cidade com a economia informal deles, mas que geralmente enfrentam muitas dificuldades para manter a arte e o ofício. Com esse evento, damos uma oportunidade para expor, apresentar e vender seus produtos”, destaca.
“Embora o município já realize diversas feiras voltadas para o artesanato, neste ano estamos dedicando especificamente ao ‘Dia do Artesão’, lembrando no dia 19 de março, mas por conta de outros eventos já marcados, só foi possível organizar para esse sábado”, ressalta a organizadora.
Marlene reforça que a população pode participar, pois o evento tem entrada gratuita. Já para participar da exposição de produtos ou inserir o trabalho artístico no cronograma do evento, os interessados devem realizar o preenchimento de um cadastro na secretaria.
Para Marlene, o evento é importante para o município porque apresenta e envolve toda a comunidade artística, oferecendo oportunidade de negócios, giro de renda e da economia informal.
“Elaborado pela coparticipação do poder público e da sociedade, esperamos que seja um sucesso de público, vendas, negociações e recheado de entretenimento. Considerando que estamos no ano mineiro das artes estamos dando a maior atenção e oportunidade aos nossos artistas e artesãos”, afirma.
O evento conta com o apoio das secretarias de Esporte e Lazer, de Assistência Social, de Saúde e de Transporte, além da Copasa e empresas parceiras. A prefeitura promove ainda, paralelamente ao “Dia do Artesão”, o 1º “Ciclotur – Nas Montanhas Cafeeiras”, evento esportivo que deve reunir diversos ciclistas da cidade e região.
Fotos: Reprodução