Ícone do site Folhadamanha

Irmãs de Itaú criam app para surdos e recebem homenagem

Valéria e Bianca venceram o programa “Acelera Divinópolis”, em 2023. / Foto: Reprodução

ITAÚ DE MINAS – As irmãs Bianca Reis Silva e Valéria Reis Silva, de Itaú de Minas, foram homenageadas pela Prefeitura de Divinópolis com o certificado “Orgulho Divinopolitano” para startups que são referências no município. A homenagem foi feita no dia 22 de março.

Segundo a Prefeitura de Divinópolis, Bianca Reis Silva e Valéria Reis Silva são criadoras do “Includ.”, um aplicativo que auxilia deficientes auditivos nas aulas de direção de autoescola, respeitando resolução Contran que diz que a atuação do intérprete poderá ser substituída por qualquer outro meio tecnológico hábil para a interpretação de libras.

O projeto das jovens itauenses, que vivem em Divinópolis, tem como objetivo facilitar o processo de aprendizagem do aluno, estimulando a continuidade nas aulas de modo a possibilitar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O aplicativo tenta igualar as oportunidades dos deficientes auditivos no processo de habilitação.

Ainda segundo a prefeitura, em dezembro do ano passado, as irmãs venceram a etapa final da segunda edição do programa “Acelera Divinópolis”, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), que foi iniciado em agosto de 2023 para a pré-aceleração de startups de Divinópolis.

O aplicativo Includ, de Bianca e Valéria, ficou em primeiro lugar, faturou a quantia de R$ 10 mil e recebeu o auxílio de três meses de consultoria jurídica. O resultado foi definido com base na avaliação da prestação de mentorias, durante o período de quatro meses do programa, e pela maturidade das startups calculada por um diagnóstico.

“A gente tá muito feliz e muito orgulhosa, porque as outras startups que estavam participando são muito boas. A evolução, então, nem se fala. O Acelera foi totalmente necessário para que a gente chegasse no ponto que a gente tá hoje, da nossa startup. E hoje, como eu falei, a gente tem as chaves para conseguir transformar a realidade graças aos mentores”, disse Valéria, após vencer o programa.

“O ‘Includ.’ foi uma ideia que surgiu na minha conclusão do curso da faculdade, lá na Uemg, e ela tava parada, até então. Por falta de incentivo eu deixei a ideia parada, e o Acelera veio para realmente empurrar essa ideia e colocar ela agora mais do que nunca. A gente vai conseguir com esse incentivo e outros que estão surgindo colocar a ideia pra frente”, completou Bianca.

 

 

Sair da versão mobile