2 de agosto de 2024
CHAMADA DISPONIBILIDADE DE TETO – REDE CREDENCIADA, A PÁGINA INFORMA DADOS SOBRE A EXECUÇÃO DO TETO DE ATENDIMENTO DE CADA PRESTADOR, ABRANGENDO A MÉDIA DOS ÚLTIMOS TRÊS MESES / Foto: Reprodução
BELO HORIZONTE – O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) lançou, nesta quinta-feira, 1º, nova página no site para orientar o beneficiário sobre disponibilidade e histórico de disponibilidade de agendamento de consultas da rede credenciada.
Chamada Disponibilidade de Teto – Rede Credenciada, a página informa dados sobre a execução do teto de atendimento de cada prestador, abrangendo a média dos últimos três meses.
A iniciativa tem como objetivo aprimorar a transparência com os usuários do serviço e auxiliar na busca por atendimentos na rede credenciada.
A nova página foi pensada pela Diretoria de Políticas em Saúde (DIPS) com o objetivo de responder a uma demanda crescente por mais transparência e acessibilidade às informações sobre os serviços de saúde oferecidos.
Agora, os beneficiários poderão consultar facilmente a média de execução do teto, permitindo-lhes tomar decisões sobre onde buscar atendimento no catálogo de parceiros do Guia Médico.
“Ao ter acesso a estas informações, os beneficiários poderão distribuir melhor as escolhas entre os prestadores disponíveis, o que ajuda a evitar sobrecargas e melhora a experiência geral de atendimento, contribuindo para uma gestão mais equilibrada”, pontua a diretora de Políticas em Saúde (DIPS), Aline Peron.
A nova página está disponível no site oficial do Ipsemg, no menu Saúde e na aba Assistência à Saúde e no acesso rápido da página principal.
A página conta com um sistema de busca fácil e prático, permitindo os beneficiários filtrarem por município e o nome credenciado, para se informar sobre a execução média do teto nos últimos três meses.
A legenda fornece a porcentagem do nível do teto, no qual a cor verde representa de 0 a 70%, indica uma execução baixa a moderada; a cor amarela sinaliza de 70% a 90%, o que quer dizer uma execução moderada a alta; e a cor vermelha corresponde de 90% a 100%, ou seja, execução muito alta ou total.
Atualmente, a rede credenciada é composta por 190 hospitais, 984 clínicas, 228 consultórios médicos e odontológicos e 510 laboratórios médicos e odontológicos credenciados.
O Instituto visa com essa inovação não apenas facilitar a busca por atendimento, como aumentar a confiança dos beneficiários na gestão da assistência à saúde do Ipsemg.
A Diretoria de Políticas em Saúde é a unidade responsável por gerir, orientar e controlar as atividades relacionadas ao credenciamento desses serviços para a Rede Complementar de hospitais e prestadores de serviços para o Ipsemg.
A unidade define critérios e parâmetros de atendimento, com base na legislação vigente e em conformidade com o perfil demográfico das regiões assistenciais do Ipsemg.
Os estabelecimentos estão disponíveis no Guia Médico que podem ser acessados tanto no site como no app Ipsemg. O agendamento de consultas é realizado pelo beneficiário com o próprio prestador por telefone.