PAULO NATIR
Educadores, estudantes, amantes da arte e da cultura vêm se encontrando e promovendo muita arte, cultura e conhecimento no Instituto Motirõ (Centro de Educação Interdisciplinar e Aprovação). Instalado no coração da cidade – rua Santo Antônio 100 – o local tem sido palco de diversos eventos educacionais/culturais com entrada gratuita. Os proprietários da casa também fazem parceria para promoção de atividades culturais/educacionais. Conforme o site da entidade, o instituto foi criado em 2 023 e surgiu através do desejo de seus idealizadores de oferecer ao público um espaço para congregar assuntos ligados ao saber, ao conhecimento e à cultura. Além de fomentar e promover a cultura na cidade e nos municípios da região, o Motirõ oferece também uma série de atividades como cursos, oficinas, palestras, workshops e projetos educacionais e culturais que visam enriquecer o conhecimento e a experiência dos participantes. Ainda segundo os fundadores do espaço, o local tem como finalidade contribuir com o desenvolvimento pessoal e comunitário, ajudando a edificar um ambiente culturalmente rico.
Uma das atividades mais empolgantes promovidas é o Cine Motirõ. O projeto busca promover a cultura, o entretenimento, união comunitária e o engajamento social. No local é apresentado mensalmente filmes clássicos, lançamentos recentes, filmes independentes e também documentários e filmes temáticos – sendo realizada após a exibição uma roda de conversa. Esse projeto visa educar, entreter, inspirar e promover entre os participantes discussões sobre questões sociais. Proporciona também a visibilidade e divulgação de filmes e produções independentes.
Já o Clube do Livro Motirõ é também realizado mensalmente para leitura de uma obra escolhida pelos participantes. A atividade é um momento muito valioso, sobretudo para a promoção da leitura, para o desenvolvimento pessoal e a construção de uma comunidade que valoriza a troca de ideias e a valorização da literatura. Dessa forma incentiva os participantes a lerem mais e explorarem outros gêneros ou autores que não teriam considerados por conta própria.
O Instituto ainda desenvolve os projetos: Raizes de Passos: Preservando histórias e Memórias; Rodas Temáticas Motirõ; Prosa Motirõ; Travessias Pedagógicas; Cafezin Filosófico Motirõ e Pessoas que Transformam Pessoas. O espaço cultural que mais cresce na cidade foi idealizado e é coordenado pelos professores Márcio Carvalho e Betânia Marques que possuem um vasto currículo e muito conhecimento na área artísticas. Eles convidam a todos a conhecerem e participarem desse grande espaço cultural. Ótima semana a todos.
PS – Só para mandar um fraterno abraço para as famílias dos meus nobres amigos João Rosa, Professor Celito e Luerci Perreira de Pádua que nos deixaram no mês passado causando um grande vazio em nossas vidas.
PAULO NATIR é Jornalista.