Destaques Geral

Instituições de Paraíso doam edredons e travesseiros às vítimas no sul do país   

17 de maio de 2024

Materiais adquiridos e encaminhados ao Rio Grande do Sul foram recebidos pelas vítimas das chuvas / Foto: Divulgação/Acissp

ROBERTO NOGUEIRA

 

S. S. PARAÍSO – A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp), o Sicoob Nossocrédito, a Unimed e a Laticínios Aviação se juntaram em uma ação solidária que resultou na arrecadação de R$ 100 mil, em aquisição de edredons e travesseiros às vítimas das enchentes em 12 municípios do Rio Grande do Sul. O material que foi adquirido direto da fábrica no Paraná e encaminhado para ser no sul do país.

A mobilização teve início na semana passada sendo encabeçada pelo presidente da Acissp/CDL, Matheus Colombarolli, que inicialmente se reuniu com dirigentes e colaboradores da associação comercial e após as primeiras movimentações, ação solidária passou para o segundo ato, com a adesão dos dirigentes e representantes das demais empresas.

Segundo a associação, a intenção inicial era fazer a aquisição de colchões e colchonetes, mas devido a indisponibilidades destes materiais, foi preciso adotar um segundo plano.

Através de contato com fabricantes no Paraná surgiu a possibilidade da compra de outros materiais que também estão sendo muito úteis à população atingida. Cada empresa dividiu uma parcela da compra no valor total de R$ 100 mil. O montante resultou na aquisição de 700 travesseiros, 700 edredons de casal e 550 edredons de solteiros. O material saiu de Maringá (PR) no fim de semana com destino ao Rio Grande do Sul.

Em contato com a CDL Dois Irmãos a remessa foi recebida em terras gaúchas. A entidade foi a responsável pelo recebimento e distribuição das doações do grupo paraisense. Os produtos enviados foram repassados e distribuídos nos municípios de Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Lindolfo Collor, Novo Hamburgo, Montenegro, Muçum, Rolante, Sapiranga, São Leopoldo, São Sebastião do Caí e Taquara.

O presidente da Acissp, Matheus Colombarolli enfatizou a importância da solidariedade e da necessidade de se ter empatia perante a população flagelada. “É uma situação de dimensão imensurável, uma tragédia que afeta a população, as empresas de modo geral, é o momento de união para preservar vidas e depois para a reconstrução”, comentou.

A Acissp também está apoiando outras ações solidárias de várias empresas, entidades assistenciais e da população paraisense que estão engajadas em campanhas de arrecadação junto à comunidade local. Parte do material arrecadado nestas atividades já estão sendo endereçadas a região atingida pelas fortes chuvas da semana passada e agora pelo frio.

A entidade reforça que pontos de coletas foram montados na 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, nos Correios, em igrejas e em outros locais espalhados pela cidade, que recebem alimentos não perecíveis, agasalhos, água, remédios, ração animal, brinquedos entre outros produtos, desde que estejam em bom estado de uso e conservação.

Foto: Reprodução

Correios

Os Correios comunicaram a suspensão temporária da coleta de doações de roupas e calçados destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 16. Até o momento, 70% dos itens arrecadados pela empresa são peças de vestuário, o que já representa um estoque suficiente, conforme acordado com a Defesa Civil. Essa medida está em vigor em todo o país.

A empresa pede que a população siga doando água, alimentos da cesta básica, ração para animais, material de limpeza seco e de higiene pessoal. Todas as agências dos Correios estão recebendo doações.

Segundo a empresa, até quarta-feira, 15, aproximadamente 11 mil toneladas de doações foram recebidas pelos Correios. Dessas, cerca de 3 mil toneladas já foram entregues à Defesa Civil em Porto Alegre. A gestão logística do restante da carga está sendo feita pela estatal, seguindo as orientações da Defesa Civil.