BRASÍLIA – As inscrições para a primeira seleção do Programa Universidade Para Todos (Prouni) começam nesta terça-feira, 28. Os interessados em cursar o ensino superior com bolsa devem ficar atentos ao prazo para se inscrever, que se encerra na próxima sexta-feira, 3.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), nesta edição, serão disponibilizadas, ao todo, 288.112 bolsas, sendo 209.758 integrais e 78.354 parciais (50% do valor da mensalidade do curso). A previsão do MEC é que o resultado da primeira chamada seja divulgado no dia 7 de março.
Para participar, é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média e nota acima de zero na redação, além de não ter participado como treineiro.
Outra exigência é que o candidato não tenha diploma de curso superior. Para obter a bolsa integral, é obrigatório comprovar renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo ou de até 3 salários-mínimos para a bolsa parcial.
Segundo o cronograma da primeira edição do Prouni 2023, o resultado da 1ª chamada está agendada para o 7 de março. A comprovação das informações da inscrição para os pré-selecionados em 1ª chamada, entre os dias 7 a 16 de março. O resultado da 2ª chamada será no dia 21 de março e a comprovação das informações da inscrição para os pré-selecionados em 2ª chamada, entre 21 a 30 de março. Já a lista de espera (prazo para manifestar interesse) entre 5 e 6 de abril e o resultado será divulgado no 10 de abril. A comprovação das informações da inscrição para os candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera: de 10 a 19 de abril.
Sisu
O resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023 será divulgado, nesta terça-feira, 28, no site oficial do processo seletivo. Para acessá-lo, é necessário fazer o login da conta Gov.br, o sistema de serviços digitais do governo federal.
A matrícula ou o registro acadêmico deverá ser feito pelo candidato entre os dias 2 e 8 de março, na instituição para a qual foi selecionado. Caberá à instituição indicar, via edital, dias, horários e locais para o atendimento aos candidatos.
O Sisu é o programa do Ministério da Educação (MEC) para acesso de estudantes a cursos de graduação em universidades públicas do país, sejam elas federais, estaduais ou municipais. As vagas são abertas semestralmente por meio de um sistema informatizado que executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).