Destaques Geral

Inscrições para concorrer à intercâmbio encerram hoje

5 de julho de 2024

Estudantes de três escolas estaduais da região podem participar do programa / Foto: Reprodução

BELO HORIZONTE – Estudantes da rede estadual de ensino de Minas Gerais têm até hoje, 5, para se inscreverem no Projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento, iniciativa que oferece bolsas de intercâmbio estudantil com todas as despesas pagas. Na região, escolas de Passos, São Sebastião do Paraíso e Jacuí participam do programa.

O projeto permite estudar o 2º ano do ensino médio em diversos países. As inscrições devem ser feitas através do formulário disponível no site da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (www.educacao.mg.gov.br).

O público-alvo do projeto são estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (Emti) de 112 escolas da rede estadual que foram pioneiras na implementação desta modalidade de ensino. Na região, são participantes a E. E. Professora Júlia Kubitschek, de Passos, a E. E. Paula Frassinetti, de São Sebastião do Paraíso, e a E. E. Professora Maria Leonor Nasser, de Jacuí.

Ao todo, serão disponibilizadas 90 vagas. Dessas, 50 serão destinadas a escolas localizadas em diversas regiões do estado, enquanto as outras 40 estão sendo preenchidas por estudantes de escolas estaduais em Ibirité, cidade onde está sediada a Fundação Helena Antipoff (FHA), responsável pela execução do projeto desde sua concepção há seis anos, quando foi implementado como piloto na Escola Sandoval Soares de Azevedo.

As bolsas de estudo cobrem todas as despesas, incluindo custos pessoais, passagem aérea, acomodação, seguro saúde e taxas relacionadas às instituições de ensino internacionais. Isso proporciona aos estudantes acesso a diferentes conhecimentos e culturas, conectando Minas Gerais ao mundo através do conhecimento.

Para se inscrever, os alunos devem atender aos requisitos do projeto, como não ter tido reprovações ao longo de sua trajetória escolar, participação ativa em atividades escolares e extracurriculares, frequência acima de 75% no ano anterior e média global de notas superior a 70%.

Os países contemplados incluem Itália, França, Suíça, Alemanha, Finlândia, Bélgica, Japão, Canadá, Estados Unidos, Argentina, entre outros.