Mudança
Em sessão extraordinária nesta quarta-feira, 1º, foi aprovada a alteração no horário das sessões ordinárias da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, que passarão a ser sempre às 14 horas, ao invés das 19 horas, que era o horário regimental.
Primeira
Com o fim do recesso parlamentar, a primeira sessão ordinária do ano será realizada no dia 6 de fevereiro, já em novo horário – como ocorre também na Câmara Municipal de Passos.
Justificativa
Segundo os parlamentares paraisenses, a mudança visa a trazer mais eficiência e economia ao trabalho legislativo.
Abertas
As reuniões continuam abertas ao público, com transmissões ao vivo pelo site e página do Facebook da Câmara Municipal. Além disso, as sessões gravadas também ficam disponíveis no canal do Youtube da Casa Legislativa.
Tiroteio
O retorno dos trabalhos da Câmara de Passos, na próxima segunda-feira, deverá ser marcado pela demonstração explícita de algumas desavenças entre os membros da Casa que já se dividiram bastante na eleição da Mesa realizada em dezembro.
Comissões
Nesta semana, por exemplo, alguns vereadores tentaram se reunir para definir os membros das comissões. E havia um compromisso do grupo dos 4 que não votaram na candidata Aline Macedo para continuarem juntos em torno do comando das comissões.
Nomes
Os vereadores do MDB – Edmilson Amparado e Luis Carlos Dentinho – e do PP – Plinio Andrade e Michael Silveira – teriam feito um compromisso assumido em dezembro, às vésperas da eleição. E foi perante todos os caciques partidários que participaram do processo na época.
Resultado
E para a surpresa dos dois primeiros, os representantes do PP se esqueceram do compromisso e um deles sequer compareceu à reunião.
Evidências
E pelo andar da carruagem, a oposição à administração municipal de Passos na Câmara deverá ficar restrita a 3 ou 4 nomes. Se tanto!
Costura
Diante do cenário de composição, a Mesa Diretora eleita, nesta quarta-feira, 1°, para o próximo biênio da Assembleia Legislativa, reunirá deputados da base de sustentação do governador Romeu Zema (Novo), bem como parlamentares da oposição.
Composição
Na composição da mesa eleita, juntamente com o novo presidente Tadeu Martins Leite (MDB), estão: na 1ª Vice-presidência: Leninha (PT); no cargo de 2º Vice-presidência: Duarte Bechir (PSD); 3ª Vice-presidência: Betinho Pinto Coelho (PV); 1ª Secretaria: Antonio Carlos Arantes (PL); 2ª Secretaria: Alencar da Silveira (PDT) e 3ª Secretaria: João Vitor Xavier (Cidadania)
Mulheres
A propósito da casa legislativa mineira, um marco desta legislatura é o número de mulheres eleitas. 15 deputadas estaduais foram escolhidas pelo povo mineiro. Esse é o maior número desde 2002, quando foram eleitas 11 mulheres.