Censo
Preocupadas com a perda de recursos, centenas de prefeituras de todo o país, devem acionar a Justiça para pedir revisão dos dados populacionais do censo que contou a população do Brasil.
Números
A quantidade de moradores impacta os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), receita importante para a maioria das cidades brasileiras.
Queda
Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), 770 cidades – e entre elas, Passos – receberão menos recursos do FPM devido à população menor contada pelo Censo Demográfico de 2022, divulgado no último dia 28.
Parado
A luta do setor imobiliário de Passos não acaba nunca. Depois da aprovação de alguns projetos de loteamentos, a coisa voltou a ficar emperrado nos processos burocráticos da administração
Câmara
Mas não é só no Executivo. No Legislativo está parado um projeto de alteração de alguns itens do Plano Diretor. A informação é que a matéria aguarda parecer jurídico.
Olha…
Depois dos buracos das ruas de Passos, que aos poucos e muito tapa-buraco vão desaparecendo, o tema agora na Câmara são as deficiências nas ruas de bloquetes.
… o bloco
Quase todos os vereadores que falaram no grande expediente na reunião de segunda-feira da Câmara trataram do assunto. Alguns chegaram até ilustrar com fotos e filmes a situação dessas ruas.
Desculpa
E, ao contrário do que acontece com o asfalto, as ruas de bloquetes podem ser reparadas com maior facilidade. Basta um programa de recuperação que a coisa anda.
Hakeado
O vereador Francisco Sena informou que teve seus telefones hakeados na semana passada, atrapalhando o seu trabalho. Ele já acionou a polícia para apuração.
Boicote
O vereador Edmilson Amparado advertiu os presidentes das comissões da Casa que não vai mais assinar qualquer parecer antes do prazo final de tramitação.
Explica
Para ele, os vereadores de oposição estão sendo boicotados nas emendas impositivas. Ele citou o exemplo do projeto do Bolsa Transporte, que ele apresentou no ano passado, mas que voltou agora com a assinatura do líder do prefeito.
Imóvel
Começou a ser analisado pelos vereadores o projeto de lei que retoma para o Município parte do imóvel doado ao Sesc – Serviço Social do Comércio em Minas Gerais. Será retrocedido o local onde está o campo de futebol, o qual receberá o nome de “Estádio Municipal Etore Cantieri”.
Comissão
Em sessão extraordinária na quarta-feira (foto), a proposta foi deliberada e encaminhada para a Comissão de Finanças, Justiça e Legislação.