Censo
O resultado do Censo 2022, anunciado ontem, trouxe algumas revelações que já vinham sendo observadas pelos mais realistas nos últimos tempos e outras constatações preocupantes.
Força
Uma delas foi a força de negócio de turismo: as principais cidades que apostaram na última década em fortalecer essa atividade foram as que mais apresentaram crescimento populacional
Destaque
Capitólio, por exemplo, em uma década teve um crescimento populacional de quase 27% – apresentando o quinto maior avanço populacional no Sul de Minas.
Linha
Na mesma linha e apostando nessa atividade estão municípios lindeiros dos lagos de Furnas e Peixotos ou no circuito da Canastra: Delfinópolis cresceu 22,95%; Piumhi com 13,11%; São José da Barra, com 11,11% e São João Batista do Glória, com 11,11%.
Parado
E, ao contrário do que muitos esperavam – menos aqueles que tinham conhecimento real sobre o assunto – o crescimento populacional de Passos não chegou a 6% na última década – três vezes menos do que Capitólio.
Posição
Para se ter uma ideia, entre os 5 maiores municípios do Sul de Minas, o menor crescimento foi o de Passos, o quarto no ranking populacional. E, nesse ritmo, se nada mudar, poderá perder essa posição para Lavras, atualmente a quinta colocada.
Números
Em 2010, enquanto Passos tinha 106.290 habitantes, Lavras tinha 92.200 – uma diferença de 14.090 habitantes. Agora, Passos alcançou 111.939 e Lavras 104.761 e a diferença populacional caiu pela metade: 7.178 habitantes.
Passado
No Sul de Minas, há algumas décadas Passos era a segunda colocada no ranking populacional, sendo ultrapassada por Pouso Alegre e Varginha.
Municípios
Nessa mesma toada a maior cidade do Sul de Minas, Poços de Caldas, está correndo o risco de perder a colocação para Pouso Alegre. Entre as duas, caiu pela metade a diferença populacional na última década.
Homenagem
Na segunda-feira, 26, o jornal Edição do Brasil premiou, pela 36° vez, diversas autoridades mineiras que se destacaram em seus ramos de atuação com o Troféu Tancredo Neves. A solenidade foi realizada no Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG) e contou com diversas autoridades dos Três Poderes.
Juiz
Um dos homenageados foi o juiz de direito da Comarca de Cássia, Roberto Carlos de Menezes, premiado pela sua carreira dedicada ao estado de MG (foto).
Carreira
Querido em todos os postos que ocupou: investigador, delegado, professor universitário e juiz, ele desenvolveu um projeto social onde via e vê, no futebol, uma medida socioeducativa para desenvolver jovens de diversas cidades de MG, portanto marcando a vida de inúmeras pessoas.