Ícone do site Folhadamanha

Informes

FALTA GASOLINA EM BH

Tanque

Para evitar surpresas, recomenda-se aos proprietários de veículos encher seus tanques (foto). Em Belo Horizonte e região metropolitana, há quase uma semana os postos reclamam da dificuldade de comprar combustível, especialmente gasolina, junto às distribuidoras.

Sindicato

Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro), a situação continua mais grave para os estabelecimentos do interior de marca própria (bandeira branca), mas há problemas no fornecimento também dos bandeirados.

Motivo

O temor é que a prática gere o desabastecimento de algumas regiões, além de uma antecipação do aumento dos combustíveis devido à baixa oferta.

Aumento

Segundo o sindicato, os revendedores alegam que as empresas estão adotando essa prática comercial por causa do aumento do preço dos combustíveis, previsto para semana que vem, devido à volta da incidência dos impostos federais na gasolina e etanol.

Estimativa

Com ou sem falta, o fato é que a partir deste sábado, 1° de julho, volta a cobrança integral do PIS/Cofins e da Cide sobre o combustível, levando a um aumento de pelo menos R$ 0,22 no preço do litro da gasolina.

Zerado

Em 2022, o Governo zerou as alíquotas dos tributos federais sobre a gasolina, etanol, diesel, biodiesel, gás natural e gás de cozinha, numa tentativa de forçar a redução dos preços pouco antes do período eleitoral. A medida tinha validade até 31 de dezembro de 2022.

Requerimentos

O relacionamento entre Prefeitura e Câmara, no que diz respeito às respostas dos requerimentos dos vereadores, voltou a ser tema de debate na reunião de ontem do legislativo.

Documento

O vereador Edmilson Amparado estranhou as declarações do seu colega Maurício Silva, que na edição de final de semana da Folha disse que há excesso de pedidos de informação ao Executivo.

Continua

O vereador disse que vai continuar fazendo os requerimentos para os secretários, pois segundo ele trata-se de um documento insubstituível e ele vai continuar exigindo respostas. “A Câmara não é um puxadinho da Prefeitura”, disse.

Buraco

Maurício Silva reafirmou que houve banalização do dispositivo do requerimento: “Fazer um requerimento para tapar um buraco de rua é um exemplo. Deveria ser mais valorizado e melhorar a qualidade dos requerimentos e utilizar a tecnologia”, disse.

Coletivo

O vereador Michael Silveira solicitou do executivo a extensão do transporte coletivo até Parque das Aroeiras. Para acessar às linhas de coletivos, os moradores tê que se deslocar até a Avenida Brasília.

Sair da versão mobile