Informes

Informes

20 de março de 2023

Divisas

A celeuma entre os prefeitos de Alpinópolis, Rafael Freire, e Carmo do Rio Claro, pode gerar consequências além da responsabilidade por manutenção de estradas rurais na divisa entre os dois municípios.

Distrito

Em entrevista ao Portal Onda Sul, questionado sobre a possibilidade de regiões como o distrito de Vilelândia e da região das Três Barras, de Carmo do Rio Claro, passarem a integrar Alpinópolis, Freire disse que tem interesse no assunto.

Proximidade

“Tenho muito interesse nessa demanda, a Vilelândia e a Três Barras são muito próximo de Alpinópolis. É mais próximo de Alpinópolis que de Carmo do Rio Claro, e hoje a nossa divisa chega praticamente dentro das Três Barras e praticamente no Monte Sião. Boa parte das Três Barras executa as suas atividades em Alpinópolis. Quando dependem do sistema de saúde, buscam o nosso hospital, das instituições bancárias, buscam o nosso município”, disse.

Plebiscito

“Então, eu acho que chegou o momento da população das Três Barras se organizar, juntar suas lideranças e pedir um plebiscito para que a população decida se quer continuar pertencendo a Carmo do Rio Claro, ou se querem vir, de fato, em definitivo, para Alpinópolis. Se for essa a vontade, nós estamos aqui de braços abertos para receber a Vilelândia”, afirma.

Cafezinho

Em entrevista ao mesmo Portal, Carielo alega que não quer entrar em polêmica e propõe a Freire conversar sobre a questão das divisas. “Vamos tomar um cafezinho junto, vamos conversar”, pondera. Mas ele também aponta que os assuntos internos ao município devem ser tratados com a população de Carmo do Rio Claro.

‘De fora’

“Não vou deixar ninguém de fora tomar conta das coisas aqui. Quem decide as coisas em Carmo do Rio Claro, são os carmelitanos. Eu tenho muita coisa para resolver em Carmo do Rio Claro, portanto, vou cuidar aqui de Carmo do Rio Claro”, disse.

Cutucada

Ao se referir ao prefeito de Alpinópolis na entrevista, Carielo aponta para limites em relação à polêmica sobre a manutenção em estradas rurais. “Como eu falei, se for dentro do combinado, máquina já tá lá, isso é perfeito, não no intuito de cutucar a outra administração”, pontua.

Reunião

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação da Prefeitura de Cássia realizou, na última quinta-feira, 16, uma reunião da nova equipe da assistência social (Cras, Creas, CCI, Bolsa Família, Programa Criança Feliz, Habitação e secretaria) com o Ministério Público (foto). O objetivo foi a apresentação dos técnicos da assistência ao promotor André Colucço e ao analista da promotoria Luiz Silva.

reunião em cássia

Dengue

Com mais de 83 mil casos prováveis de dengue, nove mortes confirmadas e 40 óbitos em investigação nas dez primeiras semanas do ano, a coordenação estadual de Vigilância das Arbovirores da Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES) aponta para o risco de uma das piores epidemias do estado.

Cenário

“Ultrapassamos três dos quatro anos epidêmicos que tivemos. É um cenário preocupante”, alertou em entrevista na semana passada a coordenadora estadual de Vigilância das Arboviroses da SES-MG, Danielle Capistrano.