Ícone do site Folhadamanha

Informes

ARENA OLÍMPICA

Homenagens

Nesta semana, a Câmara Municipal homenageou servidores municipais em reconhecimento ao trabalho comprometido com a melhoria de saúde dos paraisenses, por meio dos projetos de promoção de saúde e desenvolvimento de hábitos saudáveis. A homenagem foi de iniciativa do vereador Pedro Delfante.

Nomes

Na ocasião, foram homenageados a diretora de Saúde, Adriana Rogeri Franco; a gerente de Saúde Primária, Marina Barbosa Dias; e os educadores físicos Allen Cristian Cruz, Bárbara Coimbra Silveira, Fábio Henrique Costa Bugança, Olavo Martins Júnior e Thais Cristina de Souza Cassimiro.

Tribuna

Na ocasião, também utilizaram a tribuna os profissionais Marina Barbosa e Olavo Martins Júnior. Marina destacou que a atividade física está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida.

Histórico

Ela informou que o projeto de promoção de saúde começou em janeiro de 2022 em vários polos, contando com investimento do setor de saúde de R$ 22 mil, sendo previstos mais R$ 15 mil para este ano.

Atividades

São oferecidas, atualmente, diversas atividades em horários e locais variados: hidroginástica, dança, alongamento, caminhada, Vida Ativa, Academia ao Ar Livre e projeto para combater a obesidade infantil e uso abusivo de telas (em parceria com o Caps Infantil).

Nacional

O projeto também recebeu reconhecimento a nível nacional. Foram realizados diversos eventos juntamente com a comunidade. Mediante ao êxito de alguns projetos, eles foram aprovados e selecionados como experiências exitosas na 18ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS” para participar do trigésimo sétimo congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que vai acontecer julho, em Goiânia.

Vereadores

Em plenário, os vereadores destacaram a importância desse trabalho em prol da qualidade de vida dos cidadãos.

Ofício

Por iniciativa do presidente José Luiz das Graças, eles aprovaram o envio de ofício ao prefeito municipal solicitando que “uma diversidade maior de pessoas seja beneficiada pelos projetos devido aos inúmeros benefícios para a população, promovendo a prevenção de doenças, o bem-estar físico e mental, a inclusão social, a redução de custos com saúde e o desenvolvimento sustentável da comunidade”.

Acerto

O vereador Vinicio Scarano concordou que a decisão de vincular os projetos à pasta da saúde foi acertada e frisou o apoio a políticas públicas como essa. Sergio Gomes pontuou o aumento na expectativa de vida dos brasileiros, que pode chegar a 81 anos.

Mental

Maria Aparecida Cerize acrescentou que, além de promover a saúde física, o projeto também é importante para a saúde mental, pois promove a socialização. Ela também reforçou demanda dos participantes da Vida Ativa para que as aulas sejam realizadas na Arena Olímpica (foto).

Sair da versão mobile