Balsa
A travessia de balsa entre Guapé e São José da Barra está suspensa desde a manhã de terça-feira, 12, devido a problemas mecânicos. Segundo a Prefeitura de Guapé, a interrupção começou pouco após as 8h, quando foi detectado que a hélice da embarcação havia roçado.
Suspensa
Inicialmente, a previsão era de que o serviço fosse retomado no mesmo dia, às 17h. No entanto, após avaliação técnica, o prazo foi estendido e a liberação só deve ocorrer hoje, por volta das 13h.
Prefeitura
“Não temos um ofício de Furnas, pois o responsável pelas manutenções informou que não seria necessário, já que seria por um curto período. Porém, o tempo está se estendendo até quinta-feira após o almoço. Até o momento, são 24 horas de operação interrompida”, informou a prefeitura.
Barreirinho
A administração municipal também explicou que há apenas uma balsa reserva — a do Barreirinho —, mas ela já está substituindo outra embarcação que está em manutenção desde segunda-feira, 11, no Porto de Araúna. Por conta disso, o porto do Barreirinho também ficará sem travessia até o dia 18 de agosto ou até que a manutenção seja concluída.
Estrada
Enquanto o serviço não é restabelecido, a orientação para os moradores do Barreirinho é utilizar a estrada de terra como rota alternativa. Já para quem depende da balsa do Pontal, a única opção é realizar o trajeto por Ilicínea.
Moradores
Moradores relatam transtornos e improvisos para atravessar. “Está um caos sem a balsa, trabalhadores atravessando de canoa”, disse um usuário do serviço. A prefeitura afirma que todos os esforços estão sendo feitos para que as travessias sejam normalizadas o mais rápido possível.
Protesto
O vice-governador Mateus Simões (Novo) voltou à Assembleia Legislativa (ALMG) na manhã de ontem para apresentar a atual situação de Minas Gerais no processo de adesão ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). Em protesto, a oposição decidiu não participar da reunião.
Defesa
Junto de secretários da área fiscal mineira, ele reiterou boa parte dos pontos defendidos na última visita ao parlamento, em 8 de maio, incluindo a necessidade de privatização de Cemig e Copasa.
Zambelli
A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) alegou mal-estar e a audiência no Tribunal de Apelação de Roma, Itália, onde estava, foi encerrada ontem. Sem a conclusão da audiência, a deputada federal permanecerá presa.
Fibromialgia
Zambelli já teria chegado debilitada à audiência, que decidiria se a deputada federal licenciada aguardaria o processo de extradição na prisão ou, então, em casa. Além de problemas psicológicos, ela sofre de fibromialgia, síndrome crônica que provoca dor especialmente nos músculos de várias partes do corpo, segundo a defesa.