Informes Opinião

INFORMES

30 de julho de 2025

PACHECO E LULA / Foto: Reprodução/Web

Pacheco

O ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem demonstrado disposição para disputar o governo de Minas Gerais em 2026, alinhado ao presidente Lula (PT), que buscará a reeleição. Além do incentivo direto do petista, Pacheco também vem recebendo apoio do atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

 

Campanha

Meses atrás, ao deixar o comando do Senado, Pacheco rejeitava a candidatura quando questionado por interlocutores. A rejeição incomodava aliados de Lula. O petista precisa de um candidato a governador forte para ajudá-lo a fazer campanha no estado.

 

Avaliando

Agora, o senador tem comentado em conversas reservadas sobre a necessidade de uma frente ampla e afirmado que decidirá seu futuro neste segundo semestre. A ideia seria se preservar e ganhar tempo para fazer uma avaliação de cenário mais próxima da eleição.

 

Cleitinho

O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) fez um convite ao ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (MDB), para que integre sua chapa como candidato a vice-governador nas eleições estaduais de 2026. Azevedo confirmou a proposta ontem, em declaração ao jornal Estado de Minas.

 

Convite

Segundo Gabriel Azevedo, o convite foi feito durante uma série de reuniões em Brasília ao longo de julho. “Fui convidado pelo senador para integrar a chapa dele ao governo do estado na posição de vice-governador”, declarou. Apesar das articulações, Cleitinho desconversou o assunto. “Tratarei de campanha só no ano que vem”, afirmou à reportagem do EM.

 

Freire

O prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, retirou a sua candidatura à presidência do Circuito Nascentes das Gerais e Canastra ontem. Segundo ele, “infelizmente, o processo eleitoral foi contaminado por interesses políticos não-progressistas, que tentam tomar de assalto os rumos do Circuito e desvirtuar seu propósito técnico e colaborativo.”