Informes Opinião

INFORMES

29 de julho de 2025

BRASIL FORA DO MAPA DA FOME / Foto: Reprodução / Agência Brasília

Fome

Relatório apresentado ontem durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU) (UNFSS+4), na Etiópia, revela que o Brasil está novamente fora do Mapa da Fome. O país está abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.

 

Retorno

O Brasil alcançou esse patamar em 2014, mas tinha retornado ao Mapa da Fome no triênio 2018/2020. Agora, no triênio 2022/2024, voltou a ficar abaixo de 2,5%.

 

Anestesia

O Conselho Federal de Medicina proibiu a utilização de anestesia para a realização de tatuagens, “independentemente da extensão ou localização” do desenho. Os médicos estão vedados de fazer tanto anestesia geral como local, e sedação.

 

Restrito

A resolução foi publicada no Diário Oficial da União de ontem e libera o uso de anestesias apenas em “procedimentos anestésicos destinados a viabilizar a tatuagem com indicação médica para reconstrução”, como a pigmentação da aréola mamária após cirurgia de retirada das mamas, em mulheres que passaram por tratamento de câncer de mama.

 

Imperdoável

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), disse que a atuação da família de Jair Bolsonaro (PL) no “tarifaço” dos Estados Unidos contra o Brasil é “imperdoável” e afirmou ser contrário à concessão de um “indulto” ao ex-presidente no caso de uma condenação no Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da suposta tentativa de golpe.

 

Inadmissível

As declarações de Leite foram dadas em debate organizado pelo jornal O Globo na manhã desta segunda. O governador destacou que a tarifa de 50% imposta pelo governo de Donald Trump a todos os produtos exportados pelo Brasil tem um componente político, classificando a carta enviada pelo republicano em defesa de Bolsonaro como “inadmissível”.