Informes

Informes

17 de março de 2023

Empregos

As micro e pequenas empresas (MPE) mineiras mantiveram fecharam 545 postos de trabalho em janeiro. No primeiro mês do ano, foram 186.222 admissões e 186.767 desligamentos, impulsionadas pelo número elevado de baixas na atividade comercial, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O saldo geral de vagas nos pequenos negócios de Minas foi o oitavo pior do país em janeiro.

Temporários

“Os números podem ser reflexo do desligamento de vagas temporárias abertas no fim de 2022. Tivemos um crescimento um pouco maior nas admissões quando comparado com dezembro, no entanto, as demissões superaram as contratações, o que não foge ao padrão de sazonalidade para o mês de janeiro”, afirma o analista do Sebrae Minas André Costa.

Cidades

Nova Serrana, no Centro-oeste mineiro, superou Belo Horizonte e apresentou maior diferença positiva entre admissões e desligamentos, com 813 vagas. A capital mineira encerrou o primeiro mês de 2023 com saldo de 662, enquanto Uberaba teve 626. Jaíba (245), Conselheiro Pena (219) e Montes Claros (196) também apresentaram resultados satisfatórios. Por outro lado, Uberlândia (-1.081), Paracatu (-1.016), Juiz de Fora (-713) e Betim (-456) tiveram os piores desempenhos na geração de empregos. Na região, Itaú de Minas com 124 novas vagas em janeiro, e Passos (102), foram os destaques.

Expoal

Uma das principais feiras da região a Exposição Agropecuária de Alpinópolis (Expoal) vai comemorar 40 anos em 2023. Realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais em parceria com a prefeitura e Câmara do município, o show de abertura será com a dupla Gino e Geno. A feira também terá apresentação de Clayton e Romário, DJ Denis, Paulo Boeri, Banda Tequila e DJ Ted.

Eventos

O vereador Evandro Alves da Silva (Vandinho), de Capitólio, apresentou projeto para regulamentar a divulgação de eventos públicos e privados no município.

Clareza

O objetivo, segundo o parlamentar, é garantir a comunicação de forma clara e direta dos eventos a serem realizados no município. “Notamos que alguns eventos são divulgados de maneira genérica, sem informar o local de realização. Isso prejudica não só na quantidade de público do evento, como também na organização de estratégias de segurança, por exemplo”, afirma.

Árvores

A Prefeitura de Delfinópolis está substituindo árvores na avenida Padre Ivo Soares de Matos (foto). O Plano de Arborização prevê a troca de árvores frutíferas como mangueira, goiabeira, abacateiro e outras, por espécies que produzem frutos menores.

Risco

Segundo a administração, as árvores que produzem frutos grandes não recomendadas para áreas com circulação de pessoas e de veículos, pois podem causar riscos.