23 de maio de 2025
NORMAS DE INSPEÇÃO / Foto: Reprodução
IMA
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) atualizou as normas de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal previstas no decreto nº 49.030/2025.
Tecnologia
“O decreto, que atualiza legislação antiga, incorpora tecnologias modernas e reduz exigências, sem abrir mão das normas higiênico-sanitárias e das boas práticas de fabricação”, afirma Rômulo Lage, gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal do IMA.
Registro
Entre as principais mudanças está a desburocratização e regulamentação mais enxuta para obtenção de registro de estabelecimentos junto ao IMA.
Pequenos
Outra novidade é a definição oficial de estabelecimentos de pequeno porte, com regras adaptadas à realidade e a flexibilização em determinadas classificações. Exigências relativas a equipamentos, por exemplo, foram adaptadas, desde que garantida a segurança sanitária.
DNA
A nova legislação também incorpora ferramentas de fiscalização, como análises de biologia molecular, incluindo exames de DNA. “Estamos evoluindo para uma fiscalização baseada em risco, que é mais inteligente e focada, acompanhando o que há de mais atual no setor”, explica Rômulo.
Leilão
O 18º Leilão de Gado e Prendas em prol do Hospital Regional do Câncer de Passos (HRC) foi realizado no último domingo em São Pedro da União.
Organização
A organização ficou por conta de Antônio Luiz da Silva (Toninho Luiz), que, ao lado de familiares e voluntários, fez deste evento um verdadeiro sucesso!