Ícone do site Folhadamanha

INFORMES

Semana Santa em Guapé / Foto: Reprodução

Minas Santa

A Prefeitura de Guapé celebra a conquista para o turismo religioso do município, que foi incluído Programa Minas Santa, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) para promover e valoriza celebrações religiosas, culturais e turísticas durante o período.

Cadastro

“O feito foi possível graças ao empenho da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, que realizou todo o processo de cadastramento junto ao Governo de Minas”, informa a prefeitura.

Tradição

Na documentação encaminhada, a secretaria municipal destacou a tradição centenária da Semana Santa de Guapé e sua programação litúrgica.

Ritos

Segundo a prefeitura, a Paróquia São Francisco de Assis, que conta com mais de 100 anos de história, realiza uma das semanas santas mais completas da região. Entre os ritos preservados, estão as tradicionais procissões piedosas, a encenação do encontro entre Maria e Jesus, o rito do lava-pés, o descimento da cruz e a solene Vigília Pascal.

Relíquia

“Sempre utilizando um riquíssimo acervo de imagens sacras e vestes litúrgicas históricas. Um destaque especial da celebração em Guapé é a presença de uma relíquia autêntica do Lenho da Santa Cruz, que torna a vivência da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo ainda mais intensa para fiéis e visitantes”, informa.

Turismo

“A entrada de Guapé no Minas Santa reforça não apenas a importância da tradição religiosa local, mas também posiciona o município como destino turístico estratégico, capaz de oferecer experiências únicas aos visitantes. Além do turismo religioso, a cidade se destaca por sua natureza exuberante, gastronomia típica mineira e hospitalidade”, aponta a prefeitura.

PM

Na próxima quinta-feira, 17, A Polícia Militar realizar um treinamento de ações para enfrentamento a ataques a instituições financeiras. O treinamento será na avenida Arouca, a partir das 22h.

Aviso

“O aviso tem o objetivo de informar a população para que fique tranquila e que se trata apenas de um treinamento”, informa a corporação.

Estagnação

A economia brasileira ficou estagnada na passagem de janeiro para fevereiro e apresenta indicadores de desaceleração nos últimos meses.

PIB

A constatação faz parte do Monitor do PIB, estudo mensal elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV (Fundação Getulio Vargas), divulgado nesta segunda-feira, 14.

Prévia

O levantamento serve como prévia do dado oficial, divulgado trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Desempenho

O desempenho de fevereiro (0%) é dessazonalizado, ou seja, foram excluídas variações causadas pela época do ano em que os dados foram reunidos, de forma que seja possível comparar períodos diferentes.

Alta

Já em comparação com o mesmo mês de 2024, foi identificado crescimento de 2,7%. No acumulado de 12 meses, houve alta de 3,1% no PIB.

Sair da versão mobile