TV ALMG
A TV Assembleia deve chegar a 85% da população mineira por meio do sinal digital.
Parcerias
Por meio de parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Governo Federal (programas Digitaliza Brasil e Brasil Digital) e com a Câmara dos Deputados (Rede Legislativa), o Legislativo aumentou a presença da TV de 139 para 489 municípios, podendo chegar a 556 em breve.
Sinal
Através do sinal analógico, que foi desligado em 31 de dezembro de 2023, 51% dos mineiros tinham acesso à programação. No digital, pode chegar a até 85% da população.
INSS
Após 235 dias de paralisação, os médicos peritos do Ministério da Previdência Social encerraram a greve na última sesta sexta-feira, 11. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve normalizar o atendimento a partir desta segunda-feira, 14.
Acordo
Com a assinatura do acordo, a categoria deve repor os dias parados, e o ministério vai restituir o salário descontado. Desde agosto do ano passado, cerca de 300 médicos peritos, aproximadamente 10% do total, estavam parados, na maior greve da história da carreira.
Ganhos
Em nota, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) informou que os ganhos ficaram aquém do esperado, mas que o acordo assinado traz abertura para futuros avanços. A entidade também comemorou a reversão de riscos disciplinares e a restituição dos salários descontados.
Atendimento
O INSS informa que quem precisar marcar atendimento pode acessar o aplicativo Meu INSS, ou ligar para o telefone 135. O atendimento telefônico funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Online
Nos casos de afastamento do trabalho por até 180 dias, o INSS recomenda a utilização do Atesmed, serviço online que permite realizar a perícia documental, dispensando a necessidade de perícia presencial.
Presencial
Para o atendimento presencial, é preciso ter documento de identificação com foto, laudo médico com diagnóstico e tratamentos, exames e prescrições médicas.
Páscoa
Pesquisa divulgada pela Nexus na sexta-feira aponta que 52% dos brasileiros têm intenção de comprar ovos de Páscoa neste ano e que os gastos médios com os chocolates em geral devem ficar em R$ 59.
Nunca
O levantamento, intitulado “A paixão do brasileiro pelo chocolate”, indica que 43% dos brasileiros nunca compraram sequer um ovo de Páscoa. Outros 37% disseram que sempre compram e 19%, às vezes.
Preço
O preço alto foi o principal motivo apontado para não comprar ovos ou outros tipos de chocolate para 36% dos entrevistados. O valor do produto foi o dado mais relevante entre os mais jovens (43% na faixa etária de 18 a 24 anos).
Sudeste
A pesquisa também mostra que o hábito de consumir ovos de chocolate todos os anos é mais comum entre moradores da região Sudeste (40%), com idade entre 35 e 40 anos (44%), renda familiar acima de cinco salários mínimos (49%) e filhos menores de 18 anos (50%).
Pico
Para a Páscoa deste ano, o levantamento revela que 18% entre aqueles 52% que desejam comprar ovos de chocolate neste ano já foram ao comércio. Os que ainda vão às compras até a Páscoa (20 de abril) somaram 34%. O pico das vendas deve ocorrer até domingo.