Noite Mineira
Monte Santo de Minas é a única cidade da região na 10ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, que acontece nesta quinta-feira, 10, com uma programação para celebrar a cultura, a memória e a arte.
Atividades
Museus e bibliotecas de 81 cidades abrirão as portas em horário estendido, oferecendo 124 atividades gratuitas entre exposições, oficinas, apresentações artísticas, rodas de conversa e visitas guiadas.
Biblioteca
Em Monte Santo, a Biblioteca Pública Municipal Professor Jairo Palacini, que fica na rua Dr. João Ribeiro, 393 (ttps://www.instagram.com/bibliomontesantodeminas e telefone: (35) 3591-5194), vai promover, a partir das 18h30, o primeiro encontro do Clube do Livro – Páginas que Viajam, com conversas sobre séries literárias, troca de experiências e incentivo à leitura em grupo. Com mediação de Tamiris Durigan.
Museu
No Museu Municipal Dr. Joaquim Ernesto Coelho, que fica na praça Joaquim Bernardes, 35 , no Centro (Instagram: @museumontesantodeminas e Telefone: (35) 3591-5134), a partir das 19h, será realizada a exposição “Entre Linhas e Notícias: O Jornalismo de José Ferreira Carrato”, que apresenta a coleção de jornais, artigos e anotações do professor e jornalista José Ferreira Carrato.
Trajetória
A atividade conta com a participação do professor de História Otávio Bufoni, que abordará a trajetória e legado do homenageado, e mediação de Fernanda Zamarco.
Iniciativa
A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), coordenada pela Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade e executada pelo Sistema de Museus e Sistema Estadual de Bibliotecas.
Acesso
O projeto tem como objetivo promover o uso noturno de museus, bibliotecas e outros equipamentos culturais, ampliando o acesso da população à cultura em horários alternativos.
Estímulo
Realizada a cada dois meses, a Noite Mineira estimula que os espaços culturais ofereçam programações gratuitas à noite, como exposições, rodas de conversa, saraus, oficinas, visitas guiadas, apresentações artísticas, entre outras ações. O projeto fortalece o papel dos equipamentos culturais como espaços de convivência, formação e cidadania.
Inflação
A recente queda global nos preços das commodities (bens primários com cotação internacional) deve fazer os preços dos alimentos caírem nas próximas semanas, disse nesta quarta-feira, 9, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Demanda
Segundo ele, o recuo também ocorrerá por outros fatores, como a renovação dos estoques e a queda da demanda por ovos após a Páscoa.
Varejo
“Hoje, eu recebi um dado do varejo e do atacado para a carne bovina. No varejo, ela já caiu e, no atacado, caiu muito mais. É o tempo de consumir o estoque pelo preço antigo, vai cair mais ainda no varejo, como já está se mostrando no atacado. Isso serve para óleo de soja, para arroz, para feijão. Após a Páscoa, os preços dos ovos também venham a ceder um pouco”, declarou Fávaro.