29 de março de 2025
Guapé
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por unanimidade, o indeferimento do registro da candidatura de Thiago Sávio Câmara (PSDB) e determinou a realização de novas eleições. Thiago foi o candidato mais votado para o cargo de prefeito em Guapé e foi considerado inelegível pelo tribunal.
Sem recurso
A decisão ocorreu na sessão de 14 de março e transitou em julgado no dia 25 de março de 2025, não cabendo mais recurso pelo candidato.
Câmara
Thiago teve o mandato de vereador cassado pela Câmara de Guapé em 2022. Segundo o TSE, a inelegibilidade, nesse caso, se aplica para as eleições que se realizarem durante o período remanescente do mandato para o qual foi eleito e nos oito anos subsequentes ao término da legislatura, e está prevista no art. 1º, item I, alínea “b”, da Lei Complementar nº 64/1990 (Lei da Inelegibilidade).
TRE
Após o indeferimento do registro da candidatura de Thiago pelo juiz eleitoral local e pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER) de Minas, o candidato recorreu para o TSE.
Sessão
Na sessão de 14 de março, a relatora do processo, ministra Isabel Gallotti, confirmou o entendimento de que a situação de Thiago configura a “causa de inelegibilidade do art. 1º, I, b, da LC 64/90, pois teve seu mandato de vereador cassado pela Câmara Municipal de Guapé/MG por quebra de decoro e não apresentou decisão judicial liminar ou definitiva capaz de suspender os efeitos daquele ato”.
Anulação
A decisão torna definitiva a anulação de votos obtidos pela chapa do candidato. “A Zona Eleitoral de Guapé e o TRE-MG adotarão as providências para a realização de novas eleições, em data ainda a ser definida”, aponta o TSE.
Prefeitura
Até que seja realizado o novo pleito e o eleito tome posse, o presidente da Câmara, Randerson Ribeiro, permanece à frente da Prefeitura de Guapé.
Passos
Na noite da última quinta-feira, 27, foi realizada o na Câmara de Passos o lançamento do Parlamento Jovem Minas, edição 2025, que tem como tema “Juventude e Direitos Culturais”.
Estudantes
O evento reuniu estudantes do ensino médio que estão sendo integrados ao projeto, realizado em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e contou com a participação do grupo Revolução de Idéias, DJ Lanusse e o grupo de capoeira Filhos de N”Zambi.
Ideias
“Nós precisamos muito que vocês multipliquem essas ideias, os conhecimentos que vocês estão recebendo”. Disse o presidente da Câmara, Plínio Andrade.