13 de março de 2025
Foto: Divulgação
Vale-refeição
O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), anunciou nesta quarta-feira, 12, que o Estado vai pagar vale-refeição para policiais militares, civis, bombeiros e a polícia penal. O pagamento já será incluído na folha de abril, que tem o pagamento até o quinto dia útil de maio.
Fiocruz
São Sebastião do Paraíso foi convidado a integrar um projeto da Fiocruz Minas e se tornou referência regional na elaboração de políticas públicas para Assistência Farmacêutica.
Curso
Segundo a Prefeitura de Paraíso, o município é o único da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Passos a participar do curso “Elaboração de Políticas Baseadas em Evidências para Assistência Farmacêutica Municipal”.
Saúde
O curso é promovido pelo Grupo de Estudos Transdisciplinares em Tecnologias em Saúde e Ambiente (Getesa).
Plano
Como resultado, o município elaborou um Plano de Ação para a Seleção de Medicamentos e foi convidado a participar de uma publicação científica.
Livro
O livro-ebook será lançado em 19 de março de 2025, em Belo Horizonte, consolidando o protagonismo do município na qualificação da Assistência Farmacêutica.
Inovação
O plano é uma iniciativa inovadora que busca aprimorar e qualificar a Seleção Municipal de Medicamentos, aponta a prefeitura. “Esse plano tem gerado avanços significativos, como a estruturação e qualificação do Comitê de Farmácia Terapêutica (CFT) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)”, informa a administração.
Convite
O convite para integrar o Getesa da Fiocruz Minas foi feito em 2023, com o objetivo de capacitar gestores e profissionais da Assistência Farmacêutica na formulação de políticas públicas eficazes e baseadas em evidências, adequadas à realidade municipal.
Balsas
As balsas que fazem a travessia no Lago de Furnas em Carmo do Rio Claro foram vistoriadas pela Marinha nesta quarta-feira, 12. Segundo a prefeitura do município, o procedimento é feito periodicamente e tem como objetivo averiguar as condições das embarcações, que foram aprovadas sem nenhuma irregularidade encontrada.
Corrente
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou um projeto que proíbe manter animais domésticos acorrentados. O PL 2.189/20 foi aprovado em definitivo nesta quarta-feira, 12.
Alterações
Segundo a ALMG, a proposta apresentada pelo deputado Noraldino Júnior (PSB) sofreu alterações e, nessa última votação, foi aprovado texto recomendado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (substitutivo nº 1 ao vencido no 1º turno), com o objetivo de resguardar o uso de coleira e de guia, quando for necessário e recomendado.
Maus tratos
Pelo texto aprovado em 2º turno, fica definido como maus-tratos “manter o animal acorrentado de forma permanente ou rotineira”. O dispositivo é inserido na Lei 22.231, de 2016 que dispõe sobre a definição de maus-tratos contra animais no Estado.
Foto: Reprodução