20 de fevereiro de 2025
Visita ao Saae / Foto: Reprodução
Bloco do Gugu
O arquiteto César Tadeu, colunista desta Folha há cerca de 30 anos, e Jerônimo dos Santos (Seu Jerônimo), primeiro capitão de Terno de Congo do Menino Jesus, são os homenageados do Bloco do Gugu no Carnaval 2025 de Passos.
Bonecos
Os dois serão eternizados em bonecões no estilo Bonecos de Olinda, que devem acompanhar o bloco carnavalesco nos próximos dias. O evento será realizado na porta do Teatro Gustavo José Lemos, gratuito e com o ensaio aberto de bateria.
Eternizados
“Todo ano, nosso bloco homenageia personalidades da cidade, e em 2025 os grandes homenageados serão César Tadeu e Seu Jerônimo. Preparem-se para a apresentação dos bonecos personalizados desses ícones que estarão brilhando no nosso desfile! Venha sentir a energia do Carnaval com a gente”, afirma o diretor teatral Maurílio Romão.
Visita
O prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo da Silva, e os vereadores Logan Souza Santos, Dalmir Rodrigues, João Getúlio Martins, Elizabete Antônia da Silva, José Sirlei Ávila, Renato José da Silva e Edgley Amorim visitaram o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Passos nesta quarta-feira.
Projetos
Eles foram recebidos pelo diretor da autarquia, Esmeraldo Pereira Santos, o prefeito de Passos, Diego Oliveira, e o vice-prefeito, Maurício Antônio da Silva, e conheceram um dos projetos do Programa Saae Sustentável, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Antonio Porto, a Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) e o setor de manutenção.
Itaú
Na última segunda-feira, 17, o secretário de Meio Ambiente de Itaú de Minas, Paulo Eduardo Barbosa, e a fiscal de Obras, Postura e Meio Ambiente, Kamila Andrade, participaram de reunião da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), em Passos.
Edital
O encontro reuniu representantes dos municípios associados para tratar da participação no edital lançado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que disponibiliza recursos para investimentos na gestão de resíduos sólidos em Minas Gerais.
Gestão
O edital, lançado por meio da Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental (SQA), tem como objetivo apoiar projetos que promovam melhorias na gestão de resíduos sólidos. Apenas consórcios públicos municipais do estado, que possuam planos intermunicipais ou municipais de gestão integrada de resíduos sólidos, podem submeter propostas.
Convite
Itaú, que cumpre essa exigência legal, foi convidado para a reunião a fim de definir a área de atuação dentro do plano de gestão do consórcio Ameg e buscar viabilizar sua participação no edital.
Investimentos
A oportunidade pode garantir investimentos significativos para aprimorar a coleta, destinação e tratamento de resíduos sólidos no município, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população.