6 de fevereiro de 2025
Nova loja / Foto: Reprodução
Loja
A Renner, maior varejista de moda em receita no país, deve se instalar em Passos. A loja deve ocupar o prédio onde funcionou a Casa & Vídeo, no centro da cidade.
Café
A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) aponta que preço do café pode ter novos reajustes nas próximas semanas e recomenda “consumo consciente”.
Resultados
As declarações foram dadas nesta quarta-feira, 5, pelo presidente da Abic, Pavel Cardoso, em evento para comentar os resultados do setor em 2024.
Escalada
Para Cardoso, a escalada observada em novembro e dezembro de 2024, com aumentos entre 20% e 30%, ainda não atingiu por completo as prateleiras. Segundo ele, esse repasse pode resultar em um impacto significativo no orçamento familiar.
Desperdício
“A análise que nós fazemos, inclusive para fazer uma boa recomendação aos consumidores, é que não haja desperdício, que haja o consumo consciente”, destacou o dirigente.
Pia
O presidente da associação chegou a brincar, dizendo que “quem vai deixar de tomar café talvez seja a pia”, referindo-se ao suposto descarte excessivo durante o preparo
Cautela
Embora os aumentos nos preços afetem o consumidor, a Abic evitou prever se haverá redução no consumo de café em 2025. “É algo a ser observado com cautela. Os dados sobre isso ainda estão em processo de apuração”, disse Cardoso.
Fake
Com alta acima de 39,6% nos preços do café para os consumidores nos últimos 12 meses, segundo o IBGE, já tem empresa lançando “substituto” do cafezinho, com bebidas sabor café e preços em torno de R$ 14.
Sabor café
A venda de produtos preparados com “sabor café”, mas que não são o tradicional café, tem preocupado a indústria. O chamado “café fake” ou “cafake” é uma “clara e evidente tentativa de burlar e enganar o consumidor”, disse o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Celírio Inácio da Silva.
ALMG
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais terá três blocos parlamentares. No apoio ao governo de Romeu Zema (Novo), estão o Bloco Minas em Frente, com 24 deputados de seis partidos, liderado pelo deputado Cássio Soares (PSD), e o Bloco Avança Minas, composto por 22 deputados de nove partidos, com líder ainda a ser definido.
Reunião
Durante a Reunião Ordinária de Plenário, na tarde desta quarta-feira, 5, foi definida a nova formação dos blocos parlamentares para o segundo biênio da 20ª Legislatura, iniciado com a posse da Mesa na segunda-feira, 3, e que se prolongará até 31 de janeiro de 2027.
Oposição
Na oposição ao governo, permanece o Bloco Democracia e Luta, integrado por 20 parlamentares de cinco partidos e liderado pelo deputado Ulysses Gomes (PT).