Opinião

INFORMES

1 de fevereiro de 2025

Antonio Carlos Arantes / Foto: Reprodução

Empurrando… 

O Deputado Estadual de São Sebastião do Paraíso, Antonio Carlos Arantes, deve sofrer nova derrota dentro de seu partido, o PL. 

…a mandioca 

Será na disputa pela liderança do bloco governista de sustentação do Governador Romeu Zema na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. 

Ganhou corpo 

O nome do deputado que estava sendo apontado para ser o novo líder do bloco, encontrou a resistência do grupo do também Deputado Estadual Bruno Engler, depois que este voltou do Estados Unidos, onde esteve para a posse de Donald Trump. 

Azedou a garapa 

Arantes teria o apoio das demais siglas que integram o bloco, além do PL, o PRD, Cidadania, PSDB, PSB, PDT, Solidariedade e MDB, mas Engler ameaça desfazer o bloco e ser indicado líder tão somente do seu partido, no qual tem pleno apoio. 

Discurso 

A alegação do grupo de Bruno Engler, que disputou a Prefeitura de BH e foi para o segundo turno, sendo derrotado por pequena margem de votos pelo candidato do centro e da esquerda, Fuad Noman, é que o PL terá candidatura em 2026 e não faz sentido permanecer junto a siglas progressistas. 

Campanha 

O bloco hoje é de sustentação do Governador Romeu Zema, cujo candidato a sucessão será seu vice, Mateus Simões, adversário do candidato do PL, que deverá se apresentar na disputa pelo governo de Minas Gerais com o Deputado Nikolas Ferreira. 

190 anos 

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) completou 190 anos nesta sexta-feira, 31. Em 1835, nessa data, foi instalada a Assembleia Legislativa Provincial, numa época em que a divisão administrativa do Brasil era em províncias, e a capital de Minas era Ouro Preto (Região Central). 

Evolução 

De lá para cá, o País passou a ser dividido em estados, Belo Horizonte foi construída para ser a nova capital e o alcance do Parlamento Mineiro ampliou-se enormemente. De uma casa aberta para poucos, tornou-se referência de participação democrática para todos os mineiros. 

Celebração 

“Celebramos hoje não apenas os 190 anos da Assembleia, mas a história de umPoder Legislativo atuante que, com diálogo e independência, tem sido fundamental para a construção de uma sociedade mais justa”, ressalta o presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB). 

Democracia 

Segundo ele, tanto na fiscalização das políticas públicas quanto na representação dos mineiros ou na produção de leis, “o compromisso é com uma democracia cada vez mais inclusiva e participativa”. 

Casa 

O primeiro parlamento estadual se reunia no prédio onde atualmente funciona o Centro Acadêmico da Escola de Minas, da Universidade Federal de Ouro Preto. A nova Assembleia Provincial substituiu o Conselho Geral da Província de Minas Gerais.  

República 

Com a Proclamação da República, em 1889, o Poder Legislativo passou a ser exercido pelo Congresso Mineiro, composto por Câmara dos Deputados e Senado Estadual. Em 1897, a capital foi transferida para a então Cidade de Minas, chamada de Belo Horizonte a partir de 1901.