Claraval
A Prefeitura de Claraval quer a instalação da Defesa Civil no município. O prefeito José Reinaldo Cintra (Zé Reinaldo) recebeu nesta segunda-feira, 27, a visita do agente regional do órgão em Minas, sargento Wander Nogueira da Silva, para tratar do assunto.
Reunião
A reunião teve ainda a presença do diretor de Segurança, Ednilson Reis Costa, e do sargento Dieferson Caldas, que comanda o Grupamento da Polícia Militar de Claraval.
Atuação
Segundo destaca a prefeitura, o sargento Wander explicou ao prefeito que o órgão atua, prioritariamente, na prevenção e preparação, assim como em ações assistenciais, socorro e recuperativas, visando a restabelecer a normalidade social da população atingida por um desastre.
Parceria
“A parceria efetiva da Polícia Militar e da administração municipal na prevenção e responsabilização da Defesa Civil é fundamental”, disse Wander.
Palestras
De acordo com a prefeitura, a reunião também tratou da oferta e realização de palestras e ações educativas, por parte da Defesa Civil Regional de Poços de Caldas, e orientação para autoridades e população sobre a necessidade de a cidade ter uma equipe ativa atuando junto ao órgão.
Parecer
“Zé Reinaldo sinalizou positivamente pela instalação da Defesa Civil. Ele deve aguardar o parecer jurídico para propor o projeto e estudar um nome para coordenar o órgão em Claraval. O sargento Wander deve retornar à cidade nos próximos dias para debater os detalhes jurídicos e conhecer o coordenador”, informou a prefeitura.
IPVA
A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), a Polícia Civil (PC) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) criaram uma força-tarefa para intensificar a prevenção e o combate a golpes relacionados ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Sites
Os órgãos vão monitorar ambientes como buscadores de sites e redes sociais para identificar e retirar do ar páginas criadas para atrair os proprietários de veículos com “facilidades” ou descontos para o pagamento do imposto.
Polícia
Ficou definido também que os cidadãos deverão registrar as denúncias de golpe na Delegacia Virtual ou em uma delegacia mais próxima. Todas as denúncias serão encaminhadas ao MPMG para investigação.
Prejuízo
As autoridades alertam que não há previsão de ressarcimento para vítimas que tenham efetuado pagamentos fraudulentos. Caso o contribuinte caia em um golpe, não estará isento de pagar o IPVA para regularizar a situação. Por isso, é fundamental ter atenção às dicas de segurança.
Denúncias
Em 2024, chegou ao conhecimento da SEF cerca de 4 mil denúncias de golpes sobre o IPVA, de acordo com o subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza.
Links
“Entre os golpes mais frequentes, destacam-se a criação de sites falsos que simulam os oficiais dos órgãos governamentais e o envio de links para aplicativos de mensagens e e-mails, muitas vezes, prometendo descontos tentadores”, explicou o subsecretário.