30 de dezembro de 2024
LEÔNIDAS OLIVEIRA / Foto: Reprodução
Visita
O secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, que participou da Festa da Congada e Moçambique de São Sebastião do Paraíso na última sexta-feira, també Capitólio, onde se encontrou com prefeitos e empresários da região.
Turismo
Em Capitólio, o secretário discutiu tendências e estratégias para impulsionar o turismo em 2025, com a criação de roteiros que valorizem a natureza, como esportes náuticos, trilhas, balonismo, e momentos de contemplação nas paisagens culturais do Mar de Minas e Serra da Canastra.
Gastronomia
“A cozinha mineira, com destaque para o queijo minas artesanal, pescados, carne de porco e vinhos, foi apontada como uma força motriz para atrair turistas de todo o Brasil e do mundo”, disse.
Fomento
Segundo o secretário, empresários e prefeitos alinharam ações no encontro para fomentar investimentos em infraestrutura turística, hospedagem, mobilidade e iniciativas sustentáveis, promovendo o desenvolvimento da economia local.
Promoção
“É necessário uma promoção internacional, com estratégias de marketing para posicionar o Mar de Minas e a Canastra como destinos turísticos únicos, destacando suas riquezas naturais, culturais e gastronômicas”, disse o secretário.
Parcerias
“Com uma visão compartilhada entre o setor público e privado, o encontro resultou em ideias práticas e inovadoras para elevar o turismo na região, promovendo a economia criativa, o emprego e o desenvolvimento sustentável”, aponta.
Mar de Minas
“O Mar de Minas e a Canastra são destinos de encantos singulares, e este encontro fortalece nossa missão de transformá-los em referências nacionais e internacionais no turismo. A união de prefeitos, empresários e a hospitalidade mineira é a base para um futuro promissor”, destacou.
Futuro
“Foi um dia de troca de ideias, planejamento coletivo e compromisso com o futuro sustentável e próspero do turismo em Minas Gerais”, afirmou o secretário em suas redes sociais.
Funk
O prefeito de Carmo do Rio Claro, Filipe Carielo, anunciou a proibição da reprodução de músicas do gênero funk nas escolas municipais e em atividades escolares a partir de 2025.
Letras
Segundo a prefeitura, a decisão foi motivada pela preocupação com as letras de muitas músicas que, segundo ele, são inadequadas para o ambiente escolar e para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. “Muitas dessas músicas são cantadas com entusiasmo pelas crianças, mas, ao analisarmos o conteúdo completo, encontramos letras com apelo à imoralidade, como é o caso da música ‘Tubarão’ de MC Ryan”, disse Carielo
Projetos
Segundo a prefeitura, a administração tem introduzido projetos musicais nas escolas, com o objetivo de incentivar outros gêneros musicais que contribuam para o desenvolvimento educacional e social dos alunos.
Em casa
“Você pode falar, ‘tem letra de funk que é carinhosa, que não tem nada de maldade’, só que o ritmo tem 90% das letras impróprias para crianças. Se 90% daquele ritmo tem letras impróprias, mesmo que 10% forem bons, a criança está acostumada com aqueles 90%. Se você, pai, quer deixar o seu filho ouvir funk, que ouça na sua casa”, disse Carielo, em vídeo publicado nas redes sociais.