Opinião

INFORMES

27 de dezembro de 2024

CONSELHO UEMG / Foto: Reprodução

Uemg 

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) aprovou, na última semana, o Calendário Acadêmico de 2025. O documento reúne as datas dos principais eventos da universidade e demarca a abertura e o fechamento dos semestres letivos. As aulas do próximo ano letivo começam em 24 de março. 

 

Calendário 

De acordo com a instituição, até meados de março, segue em andamento o segundo semestre letivo de 2024. As férias docentes ocorrem ao longo de janeiro, e as aulas retornam no dia 3 de fevereiro. 

 

1º semestre 

O primeiro semestre letivo de 2025 tem início no dia 17 de março e fim no dia 29 de julho, enquanto as aulas começam no dia 24 de março, tanto para estudantes veteranos, quanto para calouros. Já o segundo semestre se inicia no dia 4 de agosto e se encerra em 20 de dezembro; as aulas, por sua vez, vão de 18 de agosto a 17 de dezembro. 

 

Processos 

Em abril e setembro, ocorrem os períodos de inscrições para o processo de reopção de curso, referentes ao segundo semestre de 2025 e primeiro de 2026, respectivamente. Já em relação ao processo de transferência e obtenção de novo título, os períodos de inscrições acontecem nos meses de junho e novembro, também do segundo semestre de 2025 e primeiro de 2026. 

 

Seminário 

O 27º Seminário de Pesquisa e Extensão está previsto para ocorrer entre os dias 26 e 27 de novembro. O calendário completo pode ser acessado no site da instituição (Uemg.br). 

 

Sisu 

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro. 

 

Edital 

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso. 

 

Enem 

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação. Aqueles selecionados dentro do número de vagas disponíveis, na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital. 

 

Vagas

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Não será permitido ao estudante selecionado optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre. 

 

Cotas 

Segundo informações do MEC, a classificação dos estudantes se dará, primeiramente, na modalidade ampla concorrência. A reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas ocorrerá na sequência, com o “objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”.