Ícone do site Folhadamanha

Informes

Proibições

A Câmara de Carmo do Rio Claro (foto) aprovou projeto proibindo que agentes políticos participem de distribuição de cestas básicas e materiais de construção ou que esses entrem em contato com pacientes para comunicar agendamentos de consultas médicas, cirurgias e exames.

Autoria

O projeto é do vereador Antônio Marcos Esteves e busca agilizar os processos e proteger a identidade de pessoas que fazem uso desse tipo de serviço público. “Está na nossa Constituição a questão com relação à proteção de dados. O paciente tem que ser preservado, nós não podemos expor o estado de saúde do nosso paciente”.

Exemplo

Marcos mencionou uma situação em que estavam previstas 60 cirurgias oftalmológicas, mas foram realizadas 40 porque o chefe do executivo não conseguiu avisar todos os pacientes.

Tempo

É que o servidor que teria que comunicar os pacientes sobre o procedimento cirúrgico, não pode fazer. “Teve que ir até o gabinete do prefeito para que ele pessoalmente fizesse as ligações. Resumindo, o prefeito, por falta de tempo, não conseguiu ligar para todos os pacientes. Foram perdidas 20 cirurgias”, relatou.

Zema

O governador Romeu Zema desembarca nos Estados Unidos nesta sexta-feira. Ele pretende apresentar a investidores o potencial de produção de lítio do Vale do Jequitinhonha e o trabalho das quatro empresas que atuam na região.

Agenda

Zema tem agendas em Boston e Nova York até o dia 11 de maio. Foi enviado um ofício à Assembleia Legislativa comunicando sobre a viagem.

Posse

O ex-governador mineiro Fernando Pimentel assumiu, quarta-feira, a direção da Empresa Gestora de Ativos (Emgea), que controla os ativos da Caixa Econômica Federal (CEF). A indicação do ex-governador de Minas foi do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Salário

Pimentel disputou uma vaga de deputado federal, mas conseguiu apenas 37 mil votos. E no novo cargo vai ganhar mais que um deputado: o salário de diretor-presidente é de RS 42.827,16 – acima do novo salário do governador de Minas, que desde 1º de abril passou a receber R$ 37.589,96.

Mudanças

E por falar no Governo mineiro, quatro meses depois da posse, foi anunciado no final de semana a segunda reforma administrativa. Bernardo Santos, ex-presidente estadual do partido Novo, é o novo titular da Secretaria de Comunicação. O ex-deputado federal Marcelo Aro irá para a Casa Civil.

Adjuntos

Como adjuntos, foram nomeados Pedro Calixto Alves de Lima, para a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade e Firmino Geraldo de Oliveira Júnior, na Casa Civil. Na Agricultura, foi nomeado o adjunto João Ricardo Albanez; a Controladoria-Geral ganha a adjunta Luciana Cássia Nogueira.

Secretária

Mariana Oliveira Pimentel foi nomeada secretária-adjunta de Desenvolvimento Social. O ex-deputado estadual Guilherme da Cunha Andrade foi nomeado como secretário executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Sair da versão mobile