11 de novembro de 2024
SENADOR RODRIGO PACHECO / Foto: Arquivo
Contas
O relatório final dos agentes do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais na prestação de serviços na área da saúde, que apontou falhas graves no atendimento à população também em Passos, chama atenção. No caso de Passos a apuração não chega a ser uma novidade, pois essa foi a principal queixa da comunidade conforme apuraram as pesquisas realizadas nas eleições deste ano.
Falhas
Além de apontar as falhas dos prestadores de serviço, especialmente por parte das prefeituras, o trabalho mostra que a falha é de responsabilidade também daqueles que deveriam fiscalizar o atendimento, como o Ministério Público, Câmara Municipal e Conselho Municipal de Saúde, entre outros. Todos, de certa forma, são coniventes com o problema e não estariam, assim, desempenhando as suas funções.
Por falar
O Ministério Público, por meio das Promotorias de Justiça de Passos–MG, em parceria com a Faculdade Atenas, promove ciclos de palestras com o objetivo de fortalecer a relação entre a instituição pública e os estudantes, destacando as diferentes áreas de atuação do MP e abordando diversos aspectos e informações.
Ciclo
Nesta segunda, dia 11 de novembro, inicia-se o 1º Ciclo de Estudos, que tem como tema central “A Violência Intrafamiliar’’, composto por quatro palestras, com temas de grande relevância para o contexto social e acadêmico.
Palestra
Responsável por ministrar a palestra de abertura do 1º Ciclo de Estudos, será o Promotor de Justiça de Passos, Guilherme de Castro Germano, que ministrará a palestra ‘’O papel da vítima no Sistema Processual Penal Brasileiro’’
Prossegue
O 1º Ciclo de Estudos terá continuidade no ano de 2025. Em fevereiro, o tema será “Violência contra crianças e adolescentes”, pelo promotor Eder Da Silva Capute; em abril, com o tema “Violência Contra A Mulher”, com o promotor Márcio Kakumoto; e em junho, com o tema “Violência contra a pessoa idosa”, pelo promotor Warlen Henrique Macedo.
Público
As datas do Ciclo de Estudos do ano de 2025, ainda serão definidas. O público-alvo são os alunos dos diversos cursos da Faculdade Atenas, especialmente do curso de Direito, e também será aberto e divulgado para a comunidade externa.
Filiação
O ex-presidente da Câmara de Alpinópolis, Alex Cavalcante Gonçalves, o popular Mochila, formalizou na semana que passou a sua filiação ao Partido Liberal (PL) em Belo Horizonte. O ato contou com a chancela do deputado e presidente de honra do PL em Minas, José Santana de Vasconcelos Moreira.
Pacheco
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (foto) voltou a reafirmar em entrevista nesta semana que não quer mesmo disputar o governo de Minas, já que não é chegado a buscar o eleitor numa campanha eleitoral desse porte.
Disputa
Ele não gostou da primeira disputa por uma vaga na Câmara Federal e depois ao Senado, onde teve uma ascensão meteórica ao presidir o Senado no início do seu primeiro mandato. Ele revelou sua preferência por continuar atuando na sua área de origem, o judiciário.