Promotorias
O Ministério Público, por meio das Promotorias de Justiça de Passos, em parceria com a Faculdade Atenas, promove ciclos de palestras com o objetivo de fortalecer a relação entre a instituição pública e os estudantes, destacando as diferentes áreas de atuação do MP e abordando diversos aspectos e informações.
Primeiro
O 1º Ciclo terá como tema “Violência Intrafamiliar e Doméstica” e será no próximo dia 11, às 19h30, no auditório da Faculdade Atenas.
Eleição
Passado o pleito municipal deste ano e as lideranças já se preparam para o processo sucessório de 2026. Em Minas, por exemplo, informa-se que o governador Romeu Zema deverá deixar o cargo um ano antes para preparar para seu futuro político.
Chapas
Pelas evidências, ele já se coloca como pré-candidato a presidente da República, seu vice Mateus Simões a governador e o secretário da Casa Civil, Marcelo Aro, para senador.
Vaga
Estrategicamente, deixaram aberta a segunda vaga ao Senado, já que, em 2026, serão duas. Poderá ser atrativo para alianças ou para o próprio Zema, caso não seja candidato a presidente ou a vice-presidente.
Trabalho
Segundo os colunistas políticos da capital mineira, o trio está montando um time na comunicação para se estruturar e, ainda, consulta um instituto de pesquisas. Até mesmo na propaganda oficial, contrataram duas agências de publicidade de fora, para estranhamento do mercado mineiro.
Antecipa
O vice-governador tem dito a aliados que está se preparando para o cargo porque o governador o teria avisado que sairá em um ano, bem antes do prazo de desincompatibilização. A princípio, seria em janeiro de 2026, o ano eleitoral, três meses antes do prazo oficial (início de abril).
Prefeitos
Mateus Simões há muito já está em campanha pelo interior e quando concede audiência aos deputados, solicita que venham acompanhado de prefeitos.
Vaga
A segunda vaga para o Senado, pelos partidos alinhados ao governador, estaria reservada a uma indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro, que quer eleger uma boa maioria de senadores.
Objetivo
O sonho dele, Bolsonaro, por meio do Senado, é aprovar pautas de controle sobre o STF, entre elas, o impeachment de ministros.
Base
E não é só o Novo que se prepara. O PSD, por exemplo, que saiu fortalecido do pleito municipal deste ano, que repetir o mesmo desempenho daqui a dois anos sob a batuta de Cássio Soares (foto).
Dobradinha
Nos meios políticos passenses, por exemplo, aumentam os rumores de que poderá surgir uma dobradinha considerada imbatível para o pleito, tendo Cássio como candidato a deputado federal em dobradinha com Renato Andrade para deputado estadual.