6 de novembro de 2024
NOVA CAPELA / Foto: Divulgação
Crise
A crise de mão de obra foi tema de debates na sessão desta semana da Câmara de São Sebastião do Paraíso. O tema foi iniciado pelo vereador Toninho Picirilo, que trouxe uma visão abrangente sobre os desafios enfrentados devido à escassez de mão de obra e a dependência de auxílios governamentais.
Profissionais
Toninho destacou que há uma falta de profissionais em diversos setores da cidade, desde atividades básicas até cargos mais especializados. Ele sugeriu a criação de uma comissão composta pelo Legislativo, Executivo e representantes da classe empresarial para desenvolver políticas que atraiam mais empresas e incentivem a valorização do trabalho local.
Auxílios
O vereador Lisandro Monteiro acrescentou que muitos trabalhadores preferem manter os auxílios ao invés de buscar empregos formais, devido à segurança financeira que esses benefícios oferecem sem o compromisso de um trabalho. Ele apontou que a combinação de auxílios com trabalhos informais gera um desequilíbrio no mercado.
Condições
Marcos Vitorino reforçou que a intenção não é eliminar os auxílios governamentais, mas sim criar condições para que os cidadãos possam contar com alternativas de trabalho formal que ofereçam crescimento e segurança.
Tributos
Cidinha Cerize complementou a discussão ao mencionar que a carga tributária dificulta a capacidade dos empresários de pagar salários mais competitivos, o que precisa ser revisto para fortalecer a economia local.
Capela
Foi realizada no último sábado, 2 de novembro, a solenidade de entrega da “Capela das Quatro Mães” ao patrimônio da Santa Casa de Misericórdia de Passos pela família de Daniel Porto Soares e sua esposa Maria do Carmo Fajardo de Freitas.
Espiritualidade
Construída na “Cidade da Saúde e do Saber” de Passos e inaugurada no dia 19 de maio último, o espaço que começa a ganhar vida se consolida como um importante centro de espiritualidade e acolhimento para a comunidade.
Projeto
A Capela das Quatro Mães (foto) é um projeto do arquiteto Ivan Andrade Vasconcellos, cujo interior do espaço convida à reflexão, à devoção e à oração.
Mães
No interior, quatro faces são dedicadas às imagens das Nossas Senhoras, com nichos destinados à Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Carmo, criando um ambiente de profunda espiritualidade.
Custo
O valor total da obra foi de R$150 mil, financiado pela família dos doadores. O mobiliário, projeto e outros detalhados no documento foram doados por diversos colaboradores.
Supermercado
Tanto o prefeito Diego Oliveira quanto o seu futuro vice Mauricio Silva foram rápidos em responder e contestar a nota desta coluna tratando do descontentamento de uma rede de supermercado com a demora de uma secretaria em resolver sua licença. Ambos, no entanto, reconheceram a morosidade no processo que, segundo eles, tem prazo de até 60 dias para análise. Então, se o prazo for observado, só em 2025.