Café
Uma saca de café de 60 kg, produzido em São Tomás de Aquino, foi vendida por R$ 25 mil no 9º Fórum de Qualidade e 22º Concurso de Qualidade de Café da Alta Mogiana, ocorridos no Bosque do Sagui, em Franca.
Iniciativa
O evento foi realizado pela Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana e reuniu mais de 350 produtores e profissionais do café em um dia repleto de atividades, como ciclo de palestras, prova de café, concurso de qualidade e o leilão dos melhores cafés da região.
Melhores
Os melhores cafés da região que venceram o concurso foram das cidades de Ibiraci, Marilise Faleiros (melhor café produzido por mulheres), com 90.29 pontos; Thelma de Lima Peixoto (melhor café fermentado) com 88.64 pontos.
Campeão
O grande campeão da noite foi de São Tomás de Aquino, da Terracota Specialty Coffee, do produtor Flávio Antônio de Matos (foto), um geisha, pontuando incríveis 91.43 pontos na categoria café natural e sendo vendido pelo valor histórico de R$ 25 mil a saca de 60kg.
Prefeitos
Terminado o primeiro turno das eleições municipais, os prefeitos mineiros já tÊm um grande encontro municipalista em Brasília. Será nesta quarta-feira, 9, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), sob a coordenação do presidente da entidade Paulo Ziulkoski. O objetivo é garantir o avanço das pautas prioritárias do movimento municipalista no Congresso Nacional.
Importância
Com presença confirmada, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius, destaca a importância do evento para os atuais prefeitos.
Avanço
Segundo o dirigente, a participação das prefeitas e prefeitos é importante para que a pauta avance no Congresso. “Temos projetos importantes que precisam do nosso apoio para aprovação ainda esse ano”, afirma Marcos, que também é vice-presidente da CNM.
Pontos
No encontro os dirigentes vão fazer uma avaliação das eleições municipais. No Congresso, a principal pauta é a proposta de Emenda à Constituição 66/2023, que institui limite para o pagamento de precatórios pelos Municípios.
Parcelamento
A proposta abre novo prazo de parcelamento especial de débitos dos Municípios com seus regimes próprios de previdência social e com o Regime Geral de Previdência Social e dá outras providências.
Senado
Em tramitação no Senado está o projeto de Lei Complementar que define os casos em que os valores de parcerias ou de contratações firmadas pelo poder público não são considerados no cômputo dos limites de despesa com pessoal.
Imposto
Também no Senado está o projeto que institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS); e dá outras providências.