Ícone do site Folhadamanha

INFORMES

TOMBAMENTO INÚTIL./ FOTO: Reprodução 

Lago 

Os níveis de volume útil do Lago de Furnas caíram para menos de 40% em uma semana, conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Nos últimos meses, o volume útil do reservatório tem registrado quedas preocupantes. 

Boletim 

Conforme o boletim divulgado na última quinta-feira, em comparativo com a semana anterior, a situação piorou significativamente. O tombamento do Lago, que determina a cota mínima de 765 e foi tão comemorado pela classe política, há meses não é mais respeitado. 

Níveis 

De acordo com os dados do ONS, no dia 17 de setembro, o volume útil estava em 42,47%. Já no dia 26 de setembro, caiu para 38,94%, uma redução contínua. Ainda conforme os registros do operador, o nível de montante da água também baixou de 759,8 metros para menos de 759,3 metros nesse mesmo período. O Lago de Peixotos (Mascarenhas de Morais) estava um pouco melhor, com 76,31%. 

Queda 

Conforme o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em junho o volume do Lago de Furnas estava em 73,88%. Em julho, caiu para 66%. Em agosto, chegou a 58,25%. 

Acentuada 

 Na segunda semana de setembro, o volume atual chegou em 44,54%. Em Fama (foto), por exemplo, o nível chegou a dois metros abaixo da cota mínima estabelecida de 762 metros acima do nível do mar para o Lago de Furnas. 

Fecomércio 

Como a Prefeitura de Passos rejeitou parceria com a Fecomércio – que teria até um show de graça de Elba Ramalho – a representação empresarial desenvolve atividades na região. 

Guaxupé 

No dia 3 de outubro, o Senac em Guaxupé, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, realiza o evento ‘Agitando o Senac’, voltado para empresários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para seus funcionários e a comunidade local.  

Objetivo 

O evento tem como objetivo promover o Senac+, programa de capacitação profissional que já beneficia empresas da região, proporcionando a qualificação de suas equipes de forma totalmente gratuita. 

Ferramenta 

Com 135 empresas credenciadas e mais de 17 mil horas de capacitação oferecidas até o momento, o Senac+ já se consolidou como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento profissional em Guaxupé.  

Cursos 

Ao todo, já foram qualificadas 265 pessoas e disponibilizadas 378 vagas em cursos diversos. Durante o evento, os empresários terão a oportunidade de conhecer mais sobre o programa e as vantagens que ele pode oferecer aos seus negócios

Sair da versão mobile