Informes

INFORMES

20 de setembro de 2024

FOTO: Reprodução

Pardal

A juíza eleitoral de Passos, Isadora de Castro Silva, acatou uma denúncia através do aplicativo Pardal (foto) e determinou a retirada de propaganda irregular que estava sendo feita pela candidata à Câmara, Aline Macedo.

Denúncia

Pela denúncia, a candidata estava utilizando em armação retangular de canos, fixada em dois blocos de concreto, com bandeira em um tecido em cor rosa esticado, em vários pontos espalhados por essas vias.

Postes

O conjunto descrito invariavelmente está encostado em postes de iluminação, e muitos deles estão amarrados com arames a esses postes. Há armações como essas dispostas ao longo dos canteiros centrais da Avenida Comendador Francisco Avelino Maia.

Irregular

Na decisão, a justiça apontou que a propaganda encontra-se irregular sob vários aspectos, em claro desafio às regras proibitivas que regulamentam os meios permitidos de propaganda eleitoral. E determinou que a candidata proceda a retirada de todos os cavaletes.

Mete Bronca

Já o Partido Liberal representou contra a administradora de um grupo no Facebook, Rosane dos Reis Malaquias, por suposta prática de propaganda eleitoral negativa com ofensa à honra do partido, em benefício do candidato a prefeito Diego Rodrigo de Oliveira. Nos meios políticos informa-se que a filha da acusada tem um cargo de confiança na administração municipal.

Forasteiro

Segundo os fatos descritos, a representada teria realizado uma postagem no grupo Mete Bronca, dentre outras coisas: “E não é que os coronéis hoje meio das escondidas me trás (sic) um ex-vereador de Ventania para ser o interlocutor de uma candidata a prefeita que é de origem do Glória!”

Prazo

Na decisão, a justiça indeferiu o pedido de retirada da postagem, mas deu prazo de dois dias para a acusada apresentar sua defesa na representação inicial.

Ataques

Já numa terceira ação, o PSD, do candidato Diego Oliveira, representou contra o candidato a vereador Welbert Rodrigues Santos, do Podemos. O argumento é que o candidato omitiu em seu registro a utilização de páginas em redes sociais, o que se mostra irregular e passível de punição.

Defesa

Também neste caso a justiça recebeu a denúncia e deu prazo de dois dias para o candidato apresentar a sua defesa, mas também não suspendeu as publicações até a análise para após a instrução da representação.

Adesivo

E na rádio corredor da Prefeitura de Passos, além da postura de integrante do secretariado do prefeito na campanha, estão apostando que o vice Arlindo Nascimento também não vai adesivar o seu veículo com a propaganda do candidato de situação.

Limpo

Segundo apurou a rede de fofoqueiros da rádio corredor, até recentemente o vice tinha no seu carro aquele adesivo “Eu Amo Passos”. Ele retirou e não colocou outro no lugar. A aposta da vez: ele vai colocar o adesivo de algum candidato?