12 de setembro de 2024
HELY TARQUINIO./ FOTO: Divulgação
Batalha
A campanha está quente nas redes sociais em Passos, especialmente nos grupos de whatsapp. A moda agora é ressuscitar atores que integravam o primeiro escalão da administração municipal. Estão levantando os tapetes…
Acirrada
Mas quente mesmo está em Alpinópolis, como mostrou ontem esta Folha, ao revelar o elevado número de denúncias no aplicativo Pardal, de 57 casos – quase um recorde estadual.
Tendência
E a tendência do número de denúncias é aumentar, na medida em que a campanha for avançando.
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) entrou como parte interessada (amicus curiae) em ações judiciais que questionam a multa e a suspensão da plataforma X (antigo Twitter) no Brasil.
Negócios
A entidade defende a liberdade digital e econômica, que considera fundamentais para a sociedade e a rede de negócios virtual.
Liberdade
Segundo o presidente da entidade, essa decisão não só afeta a liberdade individual de acesso, mas também compromete as atividades de inúmeras empresas, que consideram o ambiente digital uma parte fundamental de suas operações.
Ordem
A Fiemg acompanha a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na ação 1190, em que se questiona a capacidade do Supremo Tribunal Federal (STF) de legislar, ao punir quem acessa a plataforma X.
A volta
O primeiro suplente da Federação PT, PCdoB e PV, Hely Tarquínio (foto) está pronto para reassumir a cadeira, em seu oitavo mandato parlamentar, assumindo o posto de o mais longevo parlamentar da Assembleia Legislativa.
Planos
Até então no exercício da atividade médica – ele é cirurgião em Patos de Minas –, Hely Tarquínio não tinha planos de retornar à política institucional. “Eu estava em minha rotina de casa para o consultório e do consultório para casa. Longe da política”, revelou ele à imprensa.
Posse
Hely Tarquínio soube da nomeação da deputada estadual Macaé Evaristo (PT) para o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania em telefonema do presidente da Assembleia, Tadeu Martins Leite, na segunda-feira pela manhã, quando a parlamentar se dirigiu a Brasília para encontro com o presidente Lula.
Humanista
Tarquínio disse que na Assembleia irá retomar a sua trajetória de viés humanista, que tem no ser humano o principal objetivo da atividade política.
Cadeira
A nomeação de Macaé já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). A cadeira está vaga e a posse de Hely Tarquínio pode ser agendada