5 de setembro de 2024
FOTO: REPRODUÇÃO
Despesas
A prestação de contas dos candidatos ao pleito eleitoral deste ano deverá confirmar que as campanhas vão direcionar mais recursos para as plataformas digitais. Esses investimentos ainda não aparecem nos relatórios dos candidatos de Passos, mas é questão de tempo.
Gastos
Segundo o TSE, dos três candidatos à Prefeitura de Passos, o único que registrou despesas até agora foi Diego Oliveira, que já desembolsou pouco mais de R$ 19 mil – a maioria para profissionais liberais e colaboradores.
Tendência
Mas se repetirem a mesma participação no faturamento total das campanhas do pleito de 2022 – em torno de 5,4% nos gastos totais com fornecedores – ao final desta campanha para as prefeituras municipais, Facebook, Google, além das plataformas de pagamento Adyen e Dlocal Brasil, poderão faturar juntos algo em torno de R$ 269,9 milhões – considerando que gastos com fornecedores alcancem os R$ 4,9 bilhões distribuídos a partidos pelo fundo eleitoral.
Ranking
Até este momento, segundo dados de prestação de contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no conjunto dos municípios brasileiros, as quatro empresas seguem na liderança de faturamento dos fornecedores: receberam juntas quase R$ 13 milhões, 5,5% do volume total de R$ 235 milhões gastos, até aqui declarado por partidos e candidatos com fornecedores.
Capital
Em Belo Horizonte, entre as cinco candidaturas que concorrem à prefeitura que já informaram à Justiça Eleitoral pagamentos para fornecedores – do prefeito Fuad Noman, do senador Carlos Viana, do deputado estadual Mauro Tramonte e do presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo –, quatro informam despesas de impulsionamento no Facebook que somam R$ 423 mil, 8,6% do volume total de pagamentos a fornecedores, que pelo momento somam R$ 4,9 milhões.
Migração
Na campanha presidencial de 2018 a centralidade das comunicações migrou da televisão para um ecossistema digital, em tempo real, formatado pelas redes sociais, caracterizada pela participação e interação com a audiência e pela pouca transparência em relação à dinâmica dos algoritmos na distribuição e disseminação das informações (e desinformações).
Inflexão
Aquele pleito representou um ponto de inflexão no formato dos investimentos das campanhas eleitorais.
Big techs
Se até 2016, a produção de conteúdo em vídeos e material de campanha alçava as primeiras posições nos rankings de gastos com fornecedores, dois anos depois, duas big techs – Facebook e Google – subiram ao podium em liderança de faturamento, e de lá não mais saíram.
Passada
Nas eleições municipais de 2016, os investimentos das campanhas com o impulsionamento de conteúdo e buscas foi irrelevante e praticamente inexistente: R$ 1.215,00 na bolada de R$ 2,28 bilhões de contratações informadas pelas campanhas.
Avanço
Já em 2018, os gastos das campanhas com Facebook (hoje Meta), Google, Adyen – fintech responsável pelo sistema de pagamentos do Facebook, somaram R$ 70,22 milhões. Nas eleições municipais de 2020, o investimento aos mesmos fornecedores saltou para R$ 103,55 milhões; já em 2022 bateu o recorde: R$ 356,8 milhões.