Informes

INFORMES

10 de agosto de 2024

Bia Souza / Foto: Reprodução

Consórcio

Os governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) se reuniram, nesta sexta-feira, 9, no Espírito Santo, com secretários de Meio Ambiente e de Fazenda das regiões para debater temas como as mudanças climáticas e a dívida pública dos estados.

Minas

O governador de Minas, Romeu Zema, o secretário de Estado de Fazenda (SEF), Luiz Cláudio Gomes, e a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, participaram da reunião como representantes do estado. Além deles, participaram também os governadores Renato Casagrande (Espírito Santo); Jorginho Mello (Santa Catarina); Eduardo Leite (Rio Grande do Sul); Tarcísio de Freitas (São Paulo); e Cláudio Castro (Rio de Janeiro).

Dívida

Durante a reunião com os secretários de Fazenda, os temas debatidos foram a dívida pública e a reforma tributária. O governador Romeu Zema ressaltou que as discussões trouxeram propostas importantes para os estados.

Olimpíadas

O pão de queijo com pernil servido no Minas Bar é sucesso entre atletas como a judoca Bia Souza. Exibindo as duas medalhas, ouro e bronze conquistadas para o Brasil, ela provou e pediu bis.

Paris

Também medalhista em Paris, prata e bronze no Judô, William Lima aprovou o sabor da culinária mineira. Expressões como “hummmmm”, “melhor do mundo”, e “a mandioquinha tá o crime” foram ouvidas e repetidas por atletas de diversas modalidades e público em geral nestes 14 dias de Olimpíadas em Paris.

Espaço

Iniciativa do Governo de Minas, o espaço de degustação que serve receitas mineiras é um dos mais visitados da Casa Brasil, espaço montado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Parc la Villete, na capital francesa.

Minas

A ação propõe um mergulho em experiências só possíveis em Minas Gerais, e foi criado para promover as atrações turísticas do estado entre atletas e público das Olimpiadas e Paralimpíadas de Paris.

Porções

Do início das Olimpíadas, em 26 de julho, para cá, o Minas Bar, criado em parceria com o projeto Fartura Comidas do Brasil e Grupo Viela, serve a média 1,5 mil porções por dia. Aos sábados, o chef Henrique Gilberto prepara nada menos que 1,8 mil porções do cardápio escolhido a dedo para apresentar a cozinha mineira durantes os jogos.

Pausa

O espaço funciona durante as Olimpíadas, até este domingo, 11, dá uma pausa, e retorna para receber atletas e público das Paralimpíadas, de 28 de agosto a 8 de setembro.

Público

De acordo com estimativas da Plataforma Fartura Gastronomia e do Grupo Viela, durante a semana passam pelo Minas Bar de 3 a 4 mil pessoas. E aos fins de semana, até 5 mil pessoas.

Da abertura do espaço, até a última quarta-feira, 7, já foram servidas 20 mil porções de comida mineira no espaço montado no Parc la Villete, na capital francesa.