Cooxupé
A Plataforma Global do Café (GCP, na sigla em inglês), associação internacional com mais de 140 membros de todos os elos da cadeia produtiva, reconheceu o Protocolo Gerações, da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, como equivalente ao seu Código de Referência de Sustentabilidade do Café.
Pioneira
Com mais de 19 mil famílias cooperadas e atuante em mais de 340 municípios do Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e média mogiana do estado de São Paulo, a Cooxupé é a primeira cooperativa do mundo a ter seu protocolo de sustentabilidade reconhecido pela GCP.
Código
De acordo com a entidade, seu Código de Referência foi desenvolvido como um parâmetro para que o setor cafeeiro se alinhe às práticas e princípios fundamentais de sustentabilidade, abrangendo as dimensões econômica, social e ambiental.
Critérios
Para um programa sustentável ter o reconhecimento da GCP há o Mecanismo de Equivalência que envolve a avaliação de um conjunto de critérios operacionais que garante um sistema confiável e eficaz para implementação na cafeicultura.
Padrões
Também inclui requisitos de governança, definição de padrões, garantia, dados e reivindicações. Para garantir a integridade do processo, a GCP faz parceria com o International Trade Center (ITC), que avalia rigorosamente os programas.
Eleições
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Minas Gerias e subseção Montes Claros, assinaram na manhã desta quinta-feira, 8, um protocolo de intenções para a utilização do aplicativo Voto Legal nas eleições de 2024.
Ferramenta
O objetivo é estabelecer, por meio do aplicativo, um fluxo de recebimento e encaminhamento de notícias-crime, representações e expedientes aos promotores eleitorais.
Denúncias
“Através desse aplicativo, os cidadãos de Minas Gerais poderão fazer representações e denúncias eleitorais. Essas informações serão encaminhadas, por meio da ferramenta, aos promotores eleitorais para que façam a apuração dos fatos e, se for o caso, responsabilizem os envolvidos”, afirmou o coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Cael), Emmanuel Levenhagen Pelegrini.
Celular
Esse aplicativo, segundo o presidente da 11ª subseção da OAB de Montes Claros Herbert Alcântara Ferreira, dá ao cidadão que não tem acesso direto ao MP e a OAB a oportunidade, por meio de um celular, de participar da democracia e de construir uma sociedade cada vez mais evoluída.
Crédito
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) ampliou de 48 para 72 meses o prazo de financiamento para as micro e pequenas empresas. A condição é inédita para capital de giro e está disponível por tempo limitado a pequenos negócios localizados em todos os 853 municípios do estado.