Medalha
O governador Romeu Zema entregou, nesta segunda-feira, 29, a entrega da Medalha da Inconfidência ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Tiradentes
A entrega oficial das medalhas ocorreu no dia 21 de abril em Ouro Preto e Campos Neto foi um dos 171 agraciados, mas, segundo o governo de Minas, ele não pode comparecer à cerimônia.
Olimpíadas
O Minas Bar é o espaço oficial de Minas Gerais nas Olimpíadas de Paris. Ele fica na Casa Brasil, montada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Parc la Villete, na capital francesa. Por lá, estão passando torcedores, atletas, autoridades, imprensa e outros visitantes, em um projeto que celebra as tradições do estado.
Codemge
A iniciativa é realizada em parceria com a Plataforma Fartura, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). Até 11 de agosto, o Minas Bar vai disponibilizar ingredientes e produtos típicos – como queijos de diferentes regiões mineiras, milho, porco, frango, mandioca, café, torresmo, pão de queijo, fubá cremoso, bomba de goiabada, entre outros pratos.
Cardápio
Para apresentar a gastronomia mineira a visitantes de todo o mundo, a Fartura convidou o Grupo Viela, por meio do chef Henrique Gilberto, que idealizou o cardápio e levará sua assinatura ao menu representativo da mineiridade.
Fadinha
Nesta segunda-feira, que esteve no Minas Bar foi medalhista olímpica Rayssa Leal, que faturou o bronze no skate. Ela provou broinha de milho, pão de queijo, empadinha, entre outros sabores marcantes da culinária mineira.
Mineira
“Nossa, eu vou para lá. Vou morar lá. Vamos voltar para Minas?”, enfatizou a skatista, depois de dar nota dez para uma porção de pão de queijo com pernil e outras iguarias típicas na estrutura do Minas Bar.
Concurso
As provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) começarão a ser distribuídas a partir de 3 de agosto até a véspera da aplicação do certame, em 18 de agosto. Mais de 2,1 milhões de candidatos prestarão o concurso em 228 municípios das 27 unidades da federação.
Segurança
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela aplicação do concurso, as provas estão armazenadas em local não divulgado por questões de segurança, certificado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e já usado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para armazenar as provas de edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Malotes
Os mais de 18,7 mil malotes de provas do concurso estão guardados há cerca de três meses, desde o adiamento do certame, devido à situação de emergência no Rio Grande do Sul provocada pelas fortes chuvas que prejudicaram os candidatos que fariam as provas no estado. A data prevista no edital inicial era 5 maio.
Logística
A partir do próximo dia 3 de agosto, os envelopes com as provas vão ser encaminhadas aos armazéns centrais dos Correios em cada um dos estados, onde permanecerão entre quatro dias e a véspera da aplicação, em 17 de agosto. O coordenador-geral de Logística do CPNU do MGI, Alexandre Retamal, explica que após a chegada das provas nos estados, começa a fase de interiorização das dos documentos, que consiste em conduzir as provas aos municípios onde serão aplicadas.